![]() |
Paraíso na Terra - Autoria de Tânia Silva |
BENDITO SEJAIS ATÉ AO FIRMAMENTO DOS CÉUS
Hoje no passo-a-rezar.net, a leitura de hoje, do Livro de Daniel convida-nos a reflectir a quem realmente merece a nossa atenção, o nosso louvor e o nosso agradecimento.
Com o passar dos séculos, a vida foi-se intensificando e fomos facilitando-a com o avanço tecnológico que nós mesmos permitimos, mas fomos-nos tornando cada vez mais apressados, com a nossa vida a correr, onde saímos dos nossos trabalhos já tarde, e ainda temos que ir a correr para fazer o jantar, rever os trabalhos de casa dos filhos e dar atenção ao marido/mulher que também chegou exausto/a do trabalho. Apenas no fim de semana e/ou folgas, é que abrandamos um pouco o ritmo, mas aí surgem as actividades que outrora estavam confinadas a todos os dias, como limpar a casa, tratar do jardim e de levar os miúdos ao futebol ou ao ballet. Eu ainda não estou nessa fase de vida, mas também é extremamente agitada, desdobrando-se entre faculdade e trabalho, e tarefas domésticas.
Às vezes parece que só paramos mesmo na altura de ir dormir. E onde encaixar Deus nesta vida? Nesta vida que por vezes nos sufoca e só nos faz sonhar com alternativas ao que vivemos.
E quantas vezes os nossos pés nos doem, as costas nos matam e os olhos pesam, e não nos apetece ir à Eucaristia ou à catequese? É cansativo, pois infelizmente, vivemos numa época que precisamos do trabalho excessivo para sobrevivermos.
Quando se fala de louvar, de falar com Deus, a tarefa complica-se com todos estes encargos. Torna-se muito complicado arranjar uns minutinhos para ele.
Há teólogos e especialistas que eu não ouso desrespeitar, que dizem que é necessário reservar um momento do dia no nosso quarto, e para podermos falar a Deus é nesse preciso momento, num acto solene, e em discreto. Mas este acto deve ser completado com a vivência em comunidade através da Eucaristia.
Com o imenso respeito, mas eu discordo desta opinião, pois podemos reservar todo o nosso dia a Deus, mesmo nas tarefas mais normais, e não creio que seja insultuoso para Deus.
Quando tiveres uma pausa de trabalho, leva a Bíblia e le-a durante 5 minutos dos teus 15 de pausa.
Quando tiveres num almoço agradece em silêncio por aquilo que tens á frente
Quando tiveres no autocarro reflecte sobre o quanto Deus está presente na tua vida e quanto já te ajudou, interioriza a tua fé.
Se estiveres em sincronia com o coração, toda a azafama que se passa a tua volta desaparece, e na tua consciência te encontras com Deus, e com ele estarás acompanhada em todos os minutos da tua vida.
E quando te fores deitar ou acordar, aí sim, reserva-te em silêncio e em privado e abre o teu coração a Cristo, mas sem orações pré-feitas, fala com ele como se falasses para um Pai, um Irmão, ou alguém que te seja muito especial e que possas falar de tudo. Fala com ele, como ele o é: Um ser de amor gratuito e infinito que te perdoa, que te ouve, consola e te conforta em qualquer ânsia da tua vida, e te exalta de alegria em momentos de sucesso, e concretização de objectivos.
E louva, louva e muito. Pensa sempre que há tanta gente com problemas bem piores que o teu e sobrevivem. Louva a Deus para te ensinar a cair, pois como dizia uma estimada amiga, só sabe o que é a fraqueza quando cai, só sabe perdoar quando foi perdoado e só sabe amar, quem já foi amado.
Agradece-lhe, pois se calhar, todas as provações que tu passaste e passas, são instrumentos para que possas crescer enquanto Ser Humano e alma divina, sim, porque acredito que cada um de nós temos um pouco de Deus dentro de nós.
E lembra-te, Deus, está sempre contigo, seja no sorriso do teu filho, numa boa acção, numa flor que desabrocha, num sentimento confortante e/ou num carinho inexplicável. Lembra-te que Deus é um céu que é para todos, mas que habita no coração de cada um de nós.
Agradece a fé que recebeste e pede que a aumente, pois ela provem de nós, e tal como nós, fraquejamos e caímos. Peçamos então que Deus ilumine este mundo através da fé e nos motive a tornar este mundo, um melhor mundo, através da Sua Palavra e das nossas obras.
E termino este post com uma passagem do Livro do Daniel:
" Bendito Sejais, Bendito Sejais, Bendito Sejais"
Bendito Sejais Senhor, por tudo que me ofereces fruto do teu amor eterno e misericordioso.
Um bem haja a todos, e que Deus nos abençoe.
Sem comentários:
Enviar um comentário