![]() |
Tu acreditas? Em ti? Em Deus? |
Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.
Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. "
João 20:24-29
in Evangelho Diário 2013 , SNAO ( Secretariado Nacional do Apostolado da Oração)
O apostalodo da Oração Nacional, propõe-nos para hoje, dia 7 de Fevereiro, a passagem de João sobre a incredibilidade de um dos Doze perante a Ressureição de Cristo. Tomé, um dos escolhidos de Cristo, precisou de crer para ver.Esta leitura, esta passagem, como em todos os momentos bíblicos, pode e deve ser interpretada para além do que as suas palavras escolhem nos dizer.
Esta passagem é muito forte na mensagem de Fé, de confiança e de coração amplo, mas acima de tudo serve para nos elucidar, que não somos perfeitos, e mesmo levando um caminho correcto, não cremos, não vemos, e não arranjámos explicação até ela, nos aparecer, na nossa frente, e aí podermos dizer: Aqui está, aqui estás.
Convido-te a reflectir irmão, quantas vezes precisaste de ver para acreditares?
Principalmente, se és jovem e les isto, quantas vezes te perguntaste, como é possível isto tudo ser verdade, todas estas Palavras serem reais, se a Ciência, muitas, se não em todas das vezes corrobora o percurso biblíco?
Quantas vezes não pensaste,
Eu conheço a Natureza, o Homem e as suas capacidades, o Universo, e em nenhuma das vezes em vi, com os meus olhos, a intervenção de Deus, ALIÁS, os meus olhos cada vez só veêm mais desgraças, mais miséria, mais violência.
Quantas vezes sofreste,
Baixinho, sem ninguém saber, onde tudo parecia estar a desabar, e Deus "não te apareceu" ? Quantas vezes sentiste o gélido sentimento de abandono, quer das pessoas quer de Deus? Nunca o viste, nunca te apareceu, e a tua dor, de teres perdido alguém, de teres estado só, de teres perdido o emprego, de o teu filho ter morrido, manteve-se, esteve lá. Essa dor sim, foi fisíca, tu viste, tu sentiste, tu a viveste.
Mas agora diz-me,
Se conheces a Ciência, se sabes que o teu estômago tem mais neurônios do que muitos animais têm no cérebro, que a matéria morta dá origem a matéria nova, e que o nosso corpo tem reservas corporais para situações extremas, e sabes ainda que há uma espécie de morcego em que a sua língua tem 2x mais o tamanho do seu corpo, percebes o quão complexo e organizado o nosso sistema (humano) , natural e universal é composto. Sabes por ti que isto tudo é complexo ainda de mais para a nossa existência. Diz-me, não achas que por detrás disto não estará um mistério maravilhoso, que gerou tudo isto? Sim, Deus, eu acredito que Deus, criou tudo ao mínimo detalhe como uma relojoeiro com as suas pequeninas peças, que só funcionam se todas em conjunto.
Se cada vez mais, ves desgraças por tudo que é conta, revoltas, guerras, fome, diz-me, aponta os culpados. Quem são?
Os mesmos de sempre. Nós.
Sim Nós, eu não escapo e tu também não. Nós não somos capazes de perceber se os nossos vizinhos passam fome, ou se estão bem. Nós não somos capazes de alegrar a vida de alguém com um puro sorriso, porque infelizmente estamos cada vez mais egoístas. Diz-me se a fome em África não seria resolvida com todo o dinheiro desfraldado pelos inúmeros bancos, ou então, pelas nossas próprias mãos? Se olhassemos nos olhos de quem está na rua a pedir e o tratassemos como seres humanos?
Pois é...Achas que é Deus que provoca o Mal no mundo? Eu penso que Deus só o permite, para que nós, Homens consiga-mos evoluir, e ajudarmo-nos uns aos outros sem pedir nada em troca.
E isto, já consegues ver? Se consegues, então Deus está presente em ti, e em cada boa acção que o Ser Humano faz, sem olhar a prestígios ou a condecorações.
E agora, por fim, diz-me, precisas de ver o teu(a) namorado(a) para saber que o(a) amas?
E quem diz companheiro(a) diz pai, mãe, irmãos. Diz-me, precisas de os ver, fisicamente, para os amar? Dizem que os sentimentos são neurológicos, e eu, como mulher do século XXI acredito-me piamente nisso, mas não achas irmão, que a Ciência e Deus se podem casar? Eu acho que sim, porque o amor faz coisas que nem a Ciência consegue explicar.
E quanto a não veres Deus.... Ele está lá, em cada lágrima que brotas, pois se não fosse ele, muito mais sofrimento a tua vida iria ter. E Deus nunca deu, nem nunca dará um fardo maior que tu podes aguentar, por isso, Deus está lá, a provar-te, que se superares essa fase, conseguirás ver a tua força. Porque todos nós temos Deus dentro de nós, e se temos Deus dentro de nós temos amor, mas acima de tudo fé.
É tudo uma questão de cultivo, para que vejas não os frutos de Deus, mas Deus reflectido nos teus próprios frutos.
Ajude-nos Deus, a mim e aos meus irmãos, a sentir, a amar, sem precisar de ver, e que o nosso coração nos abra portas para o inexplicável, e que atravês das nossas acções obtenhamos o prazer da tua visão Eterna.
Amen
Sem comentários:
Enviar um comentário