![]() |
"Sou por Ti" - Autoria de Tânia Silva |
SOU POR TI
Hoje a reflexão é sobre a aliança que Deus estabeleceu com Abraão.
Abraão é o pai da descendência do Povo do Senhor e uma prova viva da fÊ e dedicação a Deus, pois estaria a sacrificar a sua maior benção, o seu filho, dado por Deus, mesmo após sua esposa ser bastante idosa. Aliás está passagem do Génesis (22, 1-18) é extremamente tocante, senão uma das mais tocantes do Antigo Testamento, pois o amor de Abraão por Deus superou-se ao seu grande amor, o de seu filho, e sente-se o sofrimento e a dor de fazer algo assim, mas por temor a Deus estava disposto a faze-lo.
"Não toque no rapaz", disse o Anjo. "Não lhe faça nada. Agora sei que temes a Deus, porque não me negaste o teu filho, o teu único filho." (GEN 22, 12)
Deus provou o seu filho para saber se o seu coração era puro a ponto de sacrificar tudo por Deus.
Fez então a sua aliança com ele, onde a sua descendência ia ser herdeira de povos e nações e a sua honra se perpetuaria por todos os tempos, e dele nasceriam reis;
"(...) declara o Senhor, "que por ter feito o que fez, não me negando seu filho, o seu único filho,
esteja certo de que te abençoarei e farei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar. Sua descendência conquistará as cidades dos que lhe forem inimigos
e por meio dela, todos os povos da terra serão abençoados, porque me obedeceste. " (GEN 22, 16-19)
Como é possível? Minha alma fica perplexa ao experimentar tamanha fé vinda de Abraão. Se fosse conosco, será que sacrificaríamos os nossos filhos por Deus? O nosso amor a Deus seria maior que o nosso amor de pais, irmãos ou familiares? Creio que não, infelizmente, por isso louvo a capacidade de Abraão e tantos outros, tais como profetas, de abandonar tudo e todos para seguir Deus, e fazer dele o amor supremo.
Mas se há coisa que me deixa verdadeiramente perplexa é o amor que habita em nós. Em qualquer um de nós, ainda que esteja escondido pela consciência pesada ou pela errada ideia que não somos merecedores de receber tamanha graça como o amor, ele existe e habita em nós, pois foi esse legado que Deus nos deu, o mais belo sentimento de todos e que dele jorra todos os outros que nos conduzem á Luz. Deus grava em nós a sua imagem, à espera que a possas reflectir com a tua força de vontade, amor e dedicação.
Em ti, é em ti que começa a arvóre frutorosa do Reino, que mediante as tuas acções brotarás frutos proveitosos, e assim se espera. Deus tem sempre um plano para cada um de nós, e mais do que nos amar, ensina-nos a amar também. A percebermos que não estamos sozinhos, que temos e devemos de estar rodeados das pessoas que nos amam, da nossa comunidade e do mundo!
Amar a Deus é também dilatar o seu amor infinito, através de nós, por toda a Humanidade.
Amar a Deus é emprestarmos o nosso corpo a Cristo para que por meio de nós, Ele , possa operar em nós.
É emprestarmos os nossos olhos para que Ele veja como a Humanidade ainda vale a pena, mas também para que vejamos o que está de mal no mundo.
É emprestarmos a nossa boca, para que se fale a Sua Palavra, e que inspiremos os outros a seguirem um verdadeiro caminho de amor e paz. É dar-mos a nossa boca, para que também através de nós saia palavras de conforto e esperança para os outros.
É emprestarmos os nossos ouvidos, para que Deus escute o sofrimento das pessoas que nos rodeiam, mas ao mesmo tempo que se alegre com a fé que os outros professam em Seu Nome.
É emprestarmos as nossas mãos, braços e corpo para sustenter os nossos irmãos que caiem, que fraquejam, que estão doentes e que precisam dum abraço.
E finalmente, precisa que emprestemos o nosso coração para que através dele, Ele brote verdadeiros sentimentos em nós, para que possamos mudar o mundo.
É isto em que eu acredito, nós somos um instrumento de amor a Deus. Eu possivelmente não teria a força nem o amor de Abraão para com Deus, mas Senhor eu SOU PARA TI. Eu estou ao teu serviço e te louvarei sempre que puder.
Mas também Sou para ti, para toda a criança que eu não conheço e que precisa de amor, Sou para ti, para toda a pessoa que sofre em silêncio, Sou para ti, para toda a pessoa que precisa duma palavra amiga ou dum ouvido enorme. Sou para ti, para quem amo profundamente, mas também Sou para ti, para aquele que me odeia ou me inveja, e custa-me mais ser para essas pessoas, mas tentarei todos os dias, pois Deus está presente em cada pedaço do nosso dia, só que é uma presença mais discreta, descoberta apenas por um coração mais alerta.
Aumenta então Senhor, a alerta do meu coração, para que eu te sinta a cada minuto da minha vida.
Ao mesmo tempo, quero deixar uma nota deste dia: Hoje é dia das pessoas com Trissomia 21, e que belo dia, pois também SOU POR ELES. E Deus também, por isso é que Deus as torna especiais no que toca á sua meiguice e determinação, por isso é que Deus também os ama e os protege.
Quero dizer e pedir para que a sociedade não seja tão preconceituosa, pois eles são uma dádiva e uma lição a nós, aos mais comuns dos Humanos, pois geralmente deles brota uma meiguice infinita, e por esse mesmo facto, acredito-me que estejam bem perto de Deus e do Seu Amor.
Um bem haja a quem ama sem limites, um bem haja a quem faz do Amor a prioridade da sua vida.
Como S. Franciisco de Assis, também nós digamos: " Senhor, fazei-me instrumento da Vossa paz." Sejamos a voz timbrante do nosso Deus.Sejamos como Francisco, o eco de Deus, não só pelas palavras, mas sobretudo, pelas obras. que a nossa vida seja o reflexo do amor de Deus. Que a cada dia Ele nos conceda a graça de um coração grande para amar e forte para lutar. Como Francisco, que a nossa face reflita a inocência da nossa vida, a pureza do nosso coração e o ardor do fogo divino que o consumia. Que pela graça de Deus sejamos perseverantes na fé e dignos do Seus amor.
ResponderEliminarP.V.
É mesmo isso P.V, fazei-nos instrumentos da Vossa paz!
ResponderEliminarMuito obrigada pelo comentário =)