quinta-feira, 30 de maio de 2013

CORAÇÃO : A ORAÇÃO MÓVEL

"Confiança em Jesus" - Autoria de Tânia Silva

CORAÇÃO: A ORAÇÃO MÓVEL

"Filho de David tem pena de mim"

A leitura de hoje transporta-nos mais uma vez para o poder da fé, mas acima de tudo para o poder da oração. Esta leitura ficou conhecida ao longo dos tempos pela oração do pobre/cego que na sua miséria clama pelo filho de David, Aquele que nos viria libertar.
O grito do pobre e dos puros de coração incomoda Jesus, pois não poderá haver paz sem os gritos serem saciados. Não haverá nunca igualdade enquanto quem representa o corpo e sangue de Cristo não sossegar os corações mais agitados ou as almas mais desesperadas.
Ao mesmo tempo esta leitura nos faz profundamente pensar se a oração em si é suficiente.

Na minha humilde opinião, a oração não é suficiente. A repetição de fórmulas tradicionalmente decoradas sem o mínimo toque de coração ou arrependimento em nada serve aos olhos de Deus. Como a leitura de hoje nos ensina, não basta suplicar, susurrar no nossa canto, é preciso também saber pelo que se clama, mas acima de tudo por quem se clama. Filho de David, tem pena de mim! Filho de David... Aquele que nos veio para libertar.
Muitos pensaram que Jesus Cristo vinham libertar os justos e o povo de Deus da escravidão e das maleitas que sofriam, mas Jesus Cristo não veio libertar como Moisés, a mando de Deus fez.
Não, meus amigos, Jesus Cristo veio libertar uma coisa que nunca conseguimos resgatar e curar totalmente. Jesus Cristo veio para libertar a minha e a tua alma. Jesus Cristo veio chamar pelo teu coração, pois nem só do pão vive do Homem, mas sim da Palavra. E pela Palavra seremos salvos, mas é pelo coração que ela permanece em nós.

Como é que pode ser a oração validada ou não? Isso é um mistério, como tantos outros que o nosso Pastor nos deixou... Se a tua ou a minha oração é validade e verdadeira só Deus o sabe, e convínhamos  só tu a sentirás. A oração, na minha opinião, deve ser vivida como um momento íntimo e único com um amigo, um momento em que não suplicámos apenas, ou nos lamentámos, mas também onde contámos o nosso dia, as nossas dúvidas, enfim, abrir o nosso coração a Deus. E depois aí sim, rezar como Deus nos ensinou.Mas meus amigos, não há oração mais eficaz que um coração falante. É que sabem, o coração é a oração mais poderosa e móvel que poderemos ter. E é por ela que acredito que somos redimidos.


Mas resta a questão?
Temos confiança em Jesus como o cego à saída de Jericó? Sabemos sem dúvida, que Jesus é o Messias, o Salvador do Mundo e aquele que nos trará paz eterna?

Aí acredito que o nosso coração vacile muitas vezes, mas por intermédio do mundo que atualmente vivemos. A tribulação da nossa maré faz, por vezes, perdemos a confiança naquele que nos deu a vida. Não a vida mudana, mas a Vida que não se extingue, a Vela que nunca, mas nunca se apagará da nossa alma. Eu tenho confiança em Jesus, tanta que posso afirmar, neste momento da minha vida, que o amo. E o amo tanto que procuro sempre o seu perdão, embora por vezes ache que a minha hipocrisia humana me afasta dele. Ainda sim, a paz que encontro quando o procuro é transcendental e é através dela que renovo o dom que é ser templo vivo de Deus.

Peço então, como intenção neste dia de Corpo de Deus, que a minha alma se purifique cada vez mais, que eu siga cada vez mais o caminho de Cristo, mas acima de tudo, que todos nós abramos os olhos, e sigamos o caminho de Cristo como o cego de "Jericó".
E acima de tudo, que sejamos, em plena alegria, o rosto de Cristo para os outros. Que o Corpo e o Seu Sangue esteja presente em todos os momentos do nosso dia, e que seijamos unos com o Salvador, com o "Filho de David".


Filho de David tende piedade de nós.


quarta-feira, 29 de maio de 2013

MÃE, sinónimo de TUDO



"Sabemos muito bem que a Virgem Santíssima é a rainha do céu e da terra, mas ela é mais mãe do que rainha." 
Santa Teresinha

Devo imenso à Nossa Senhora. Se não fosse por ela, não teria nascido do seu ventre, o "furacão" de amor que nos salvou a todos, se não fosse por ela, o mundo não teria conhecido, por intermédio de seu filho o amor, o verdadeiro amor. Se não fosse por ela, hoje em dia não se conheceria os contornos do amor de Mãe.
Se não fosse por Jesus Cristo, o mundo hoje estaria absolutamente perdido. E se o mundo estivesse perdido, os meus pais nunca se teriam conhecido. E se os meus pais não se tivessem conhecido, eu nunca poderia ter nascido. Mas acima de tudo, se não fosse por Ela, eu nunca tinha conhecido o Ser mais maravilhoso deste mundo;

A minha mãe.


Ambas devemos muito à Nossa Senhora, pois a sua doçura permite que eu e a minha mãe partilhemos uma ligação que nem a morte poderá separar. Uma ligação mais forte que o sangue ou o parentesco. Eu sinto profundamente que a minha mãe é Vida em mim.
E acredito profundamente que a minha mãe é um anjo que desceu do céu, para nos guiar, a todos que a ela recorrem ou se encontram, é uma luz no meio de tanta escuridão. A minha mãe, é plena e terrestre, mas o seu coração tem muito de transcendental.
A minha mãe, ama abertamente e guarda a tristeza no coração. A minha mãe nunca me julgou por um único segundo ou me rebaixou. E acredito que Deus tem influência nisso, pois a sua mão está sempre a tocar na alma da minha mãe.

Perdoem-me o post demasiado pessoal, mas hoje precisei de relembrar as minhas duas mães e quão abençoada sou por ter nascido do ventre desta grande mulher e por ter sido amada, até aos dias de hoje por ela.
Num amor, que nem a morte separará.

Por isso, hoje só quero agradecer a Deus por ter-me dado oportunidade de ser filha desta grandiosa mulher;
Quero agradecer à Nossa Senhora por ter sempre zelado pela minha vida, e por ter mostrado a todas nós como é grande o amor de mãe, ó mãe do Universo.

E acima de tudo quero agradecer à minha mãe, por ser assim, única.




Amo-te Mãe.



terça-feira, 28 de maio de 2013

À DESCOBERTA DO AMOR



À DESCOBERTA DO AMOR

Ensaia um sorriso 
e oferece-o a quem não teve nenhum. 
Agarra um raio de sol 
e desprende-o onde houver noite. 
Descobre uma nascente 
e nela limpa quem vive na lama. 
Toma uma lágrima 
e pousa-a em quem nunca chorou. 
Ganha coragem 
e dá-a a quem não sabe lutar. 
Inventa a vida 
e conta-a a quem nada compreende. 
Enche-te de esperança 
e vive á sua luz. 
Enriquece-te de bondade 
e oferece-a a quem não sabe dar. 
Vive com amor 
e fá-lo conhecer ao Mundo


Mahatma Ghandi


domingo, 26 de maio de 2013

SANTÍSSIMA TRINDADE

Autoria Desconhecida

OS MEUS DIAS DE CÃO ACABARAM!
Hoje celebramos a Santíssima Trindade.
Mas o que é isso da Santíssima Trindade? É certo, sabemos que é o Deus Pai, Deus Filho e o Espírito Santo, mas o que realmente representa para nós?
Para vós não sei (mas gostaria de saber), mas para mim é,


ALEGRIA, VERDADE, CAMINHO, JUSTIÇA e AMOR.

Estamos habituados e foi assim que a nossa herança judaico-cristã nos incutiu, a celebrar toda esta imensa graça que nos é proporcionada, com sobriedade e com muito temor. Aliás, há uns anos atrás, muito atrás do meu nascimento, todas as coisas boas pelo qual devíamos de agradecer a Deus, eram feitas de maneira "demasiado" séria. 
Mas digam-me, quando um filho nosso nasce, não é com alegria e sorriso nos lábios que o recebemos? Quando vimos os nossos filhos a conquistar metas na vida, não é com emoção, orgulho que o festejámos? Ou quando fazemos anos? Não é com festa, alegria, emoção que o celebrámos?
Então, se as coisas óptimas deste mundo são celebradas com tremenda alegria, porque é que tudo o que provém do "Alto" não é festejado da mesma forma?
Não estou com isto a dizer, para tornarmos este dia, no que é considerado ritos pagãos, mas porque não ir para a missa, a nossa reunião mais eficaz com os irmãos e Deus, de um enorme sorriso rasgado na cara? Porque é que ao sair da Eucaristia não fazemos ver os outros o quão feliz estamos? Porque é que não festejámos esta graça enorme que é ter o Espírito Santo cunhado em nós em forma de Luz, Cristo como Exemplo e Caminho e Deus como meta de tudo?
Quando eu conheci e comecei a amar Cristo, quando eu percebi que Deus sempre me amou e que o Espírito Santo nunca parou de me iluminar os meus "dias de cão" acabaram. A verdade é essa e estou citando uma música duma cantora contemporânea, que nos transmite imensa energia com essa música, a mesma que eu sinto por seguir Cristo e tentar, a cada dia que passa, ser uma pessoa melhor.
Desde que eu conheço a Santa Trindade, a " felicidade atacou-me como um comboio em movimento". Se assim o é, porque não festejar em pleno?!


Um excelente dia para todos porque Deus deu-nos a oportunidade de VIVER e sermos FELIZES, verdadeiramente felizes, com a sua benção.


Um bem haja a todos os que partilham dessa enorme felicidade que é ter a Santíssima Trindade no coração!


quinta-feira, 23 de maio de 2013

TEREMOS SAL?

"TENDE SAL" - Co-Autoria Tânia Silva


TEREMOS SAL?

"Tende Sal em vós, e tende paz uns com os outros"
Mc 9

O evangelho de hoje (ontem) leva-nos à reflexão do que é necessário para salgarmos a nossa vida com a verdadeira felicidade, justiça e amor que Cristo nos propõe.
Salgar a nossa vida, é deixar entrar aquilo que nos dá sabor, aquilo que nos torna tão especiais, aquilo que nos torna como Deus nos criou, únicos.
E o que é que nos torna "apetitosos" à alma? Ai teremos que nos debruçar sobre várias prespectivas, mas mais uma vez, todas elas não nos levam a Roma, mas sim a Cristo. Curiosamente, todas estas prespectivas, embora que diferentes tenham como legado o grande, Sagrado e Imaculado Coração de Cristo. Salgar a nossa vida, com o verdadeiro sal, não é apenas ouvir-mos a Palavra de Deus, nem ter uma fé inabalável e cometer algumas obras de caridade de vez em quando. Não, o nosso verdadeiro sal, é ouvir-mos e reflectirmos sobre o que ouvimos, saber o que realmente Deus nos quer dizer com a Sua Palavra. É ter uma fé questionável, isto é, que se renova e fortalece pela dúvida, pois o " caminho para a Santidade, passa indiscutivelmente por pôr tudo em causa, inclusive a fé". É cometer obras de caridade a cada segundo do nosso dia-a-dia;
Sorrir a quem não conhecemos, é dar-mos a outra face a quem nos humilha ou ainda nos chateia todos os dias, é deixar passar alguém na passadeira, é ser educado e simpático com aqueles que nada tem a ver com a nossa vida, mas que sem eles também não seríamos verdadeiramente nada, pois a verdadeira fé de Deus convida-nos a viver em comunidade, não em mini-comunidades familiares, mas numa comunidade, una e conjunta, que se melhore com o passar dos séculos (pelo menos assim se espera).
Ter Sal em nós, é ao mesmo tempo pedir auxílio ao Espírito Santo, para que de facto, a nossa vida tenha sabor e saiba condimentar a vida de tantos outros que nos rodeiam. É pedir para que realmente se abra a nossa alma para este milagre enorme que é o amor de Deus.

Tende Sal, e teremos paz, não só uns com os outros, mas com nós próprios, pois não há verdadeira felicidade pessoal que não passe também pela caridade.

Por fim, peço por todos nós, para que sejamos verdadeiramente "condimentados" com o sal da Vida, da Vida Eterna e possamos, por intermédio, levar os outros a serem condimentados e experimentar esta vida, uma vida com imenso saboooor :)

Um bem haja a todos

terça-feira, 21 de maio de 2013

PAZ por Madre Teresa





"O dia mais belo? Hoje.

A coisa mais fácil? Equivocar-se.
O obstáculo maior? O medo.
O erro maior? Abandonar-se.

A raiz de todos os males? O egoísmo.
A distração mais bela? O trabalho.
A pior derrota? O desalento.
Os melhores professores? As crianças.

A primeira necessidade? Comunicar-se.
O que mais faz feliz? Ser útil aos demais.
O mistério maior? A morte.
O pior defeito? O mau humor.

A pessoa mais perigosa? A mentirosa.
O sentimento pior? O rancor.
O presente mais belo? O perdão.
O mais imprescindível? O lar.

A estrada mais rápida? O caminho correto.
A sensação mais grata? A paz interior.
O resguardo mais eficaz? O sorriso.
O melhor remédio? O otimismo.

A maior satisfação? O dever cumprido.
A força mais potente do mundo? A fé.
As pessoas mais necessárias? Os pais.
A coisa mais bela de todas? O amor."

Madre Teresa

domingo, 19 de maio de 2013

PENTECOSTES



Este dia outrora, ainda que importante, era visto por mim como apenas mais um dia.
Mas este dia, no seu íntimo, é a vitória do Homem sobre si mesmo. É a vitória sobre o medo, sobre a ignorância e o mundano.
Este dia é a vitória de Deus sobre toda a maldade do mundo, sobre toda a reticência carnal e sobre toda a bioesfera envenenada pelo ódio, inveja e perseguição.
Este dia que passou, é o dia em que os nossos corações se encheram de coragem para testemunhar a coisa mais bela que passou e passará neste mundo: o Amor de Deus, feito Homem, que nos ensinou, sofreu por nós e por fim, como um verdadeiro e único pastor, nos enviou o Espírito Santo para que nós tivéssemos a verdadeira liberdade, mas acima de tudo que conhecêssemos a derradeira Verdade e finalmente, mas não o menos importante, o AMOR. O Espírito Santo opera em nós exactamente como operou à 1980 anos atrás, uma chama imensa que nos inflama o coração e nos abra a alma e tal como os apóstolos, a nossa vida é inspirada para um único caminho, o de Deus.
Muitas vezes, sinto que não sou merecedora de tamanha benção. E sinto-o porque muitas das vezes me sinto uma hipócrita, pois o mundo em que actualmente vivemos não me permite fazer nem 1/3 do que eu professo e verdadeiramente acredito. Embora, todos os dias lute para que essa diferença seja cada vez menor, e todos os dias peço, ás vezes quase desesperadamente, que me aproxime de Cristo, pois só ele soube tão bem aliar ás suas palavras aos seus actos.
Assim, peço neste dia tão importante que o Espírito Santo me ilumine de tal forma, que seja o amor de Deus que impere no meu coração, mas acima de tudo, que seja das minhas mãos que saia o verdadeiro exemplo de amor, o verdadeiro exemplo de Cristo.
Peço ainda que activem os vossos corações, Deus vive conosco desde o primeiro sopro que ele nos deu, Ele só precisa de ser activado. Uma vez activado, uma vez amado, nunca serás abandonado.

E gostava, que a alegria do Espírito Santo entrasse em todos nós, de tal forma, que a palavra de Deus fosse suficiente para saciar a nossa inquieta alma humana. Porque o Espírito Santo é isto, é alegria, é coragem, é inteligência, é paciência, piedade, amor e acima de tudo respeito a Deus. O Espírito Santo é isto, uma esperança dum mundo cada vez melhor.

O Espírito Santo é isto, todos vós que se unem para um único propósito: Evoluírem os vossos corações em nome de Cristo.




Peço ainda, esta noite, que Deus nunca deixe de iluminar-nos, principalmente os que mais precisam, pois é através deles que o mundo poderá finalmente triunfar sobre si mesmo.
E apesar de ser um dia feliz, gostaria de rezar por uma alma muito em particular, pois o seu coração está cinzento, e peço para que, a seu tempo, volte a ganhar cor.

Um bem haja a todos vós

quinta-feira, 2 de maio de 2013

O MUNDO É A MINHA CASA MAS DEUS É A MINHA MORADA

"O Mundo é a minha casa, mas Deus é a minha morada" - Autoria de Luís Mota e Tânia Silva

O MUNDO É A MINHA CASA MAS DEUS É A MINHA MORADA
Desde pequena que sinto que o Ser Humano não tem verdadeiramente limites nem tão pouco está confinado a pertencer a uma pequena parte da terra. Apenas emprestamos o nosso ser a uns quantos como nós, para formarmos uma cultura, uma sociedade, uma identidade, um grito e por fim um povo.
Mas seremos verdadeiramente apenas da terra onde nascemos?
Ouvimos ao longo dos tempos que temos responsabilidade pelas mudanças no mundo,se assim o é, não teremos então direito de sentir que o mundo é a nossa casa?
Independentemente da cultura que vivemos, do país que assentamos raízes, todos os povos, ao longo do globo amam, riem, dançam, choram, sofrem, se exultam, louvam, trabalham, lutam, têm esperança, paz e amor em seus corações. Não será este o máximo projecto que Deus nos destinou enquanto Homens? Que possamos reconhecer na pessoa ao lado um irmão que não nasceu da mesma mãe, mas sim do mesmo Pai? Que tenhamos como modelo um irmão mais velho que deu tudo por nós, inclusive a sua vida. Não será esse sacrifício suficientemente grande para nos unir? Não será o seu amor forte o suficiente para nos fortalecer os corações e as almas para que finalmente sejamos um só e lutemos pelo mesmo — pela paz mundial, pela esperança num futuro melhor, e pelo fim das desigualdades.
E não falo unirmos não só aqueles que Já acreditam em Cristo e em Deus e o reconhecem como o Salvador Supremo das dores e gritos da nossa alma.
Falo de todos, mesmo daqueles que professam credos diferentes, porque quando Cristo andou na terra, andou no meio de pecadores, de ateus, de pagãos e todos eles se transformaram. E porque?
Porque Cristo os transformou?
Meus amigos, não me acredito que só os transformou porque era " Jesus Cristo, o Filho de Deus". Meus amigos, Jesus transformou as pessoas e fez as pessoas acreditarem N'Ele pelo seu enorme exemplo de amor e paz interior que trazia consigo. Pela esperança duma paz de coração que ainda hoje ansiámos alcançar permanentemente. Jesus Cristo transformou-nos por intermédio do amor de Deus.
Não poderemos nós, continuar o seu legado, em larga escala?
Cada vez mais é urgente re-evangelizar, mas desta vez sem obrigar ou submeter. Desta vez sem pregarmos sermão de cara franzida, mas sim de cara lavada com amor e paz de Cristo, com um sorriso nos lábios, para que possamos fazer ver que Jesus é verdadeiramente alegria e amor em nós, que o mundo pode ser a nossa casa, mas que Deus é a nossa finalissíma morada, e só nele, sentimos o nosso coração em casa.

" Sê a mudança que queres ver no mundo."  - Ghandi

Desta vez não peço nada a Deus, apenas agradeço. Agradeço por Ele me ter dado este mundo maravilhoso, com ecosistemas perfeitos sem a intervenção do Homem, agradeço a Deus pela diversidade de pessoas e culturas que o mundo contêm para que eu possa crescer com elas e elas comigo.Quero agradecer a Deus por nos ter dado o gosto da verdadeira paz e amor através de Cristo, obrigado meu Senhor por nos teres dado uma coisa tão pura que nem nós sabemos compreender na sua totalidade.

Obrigado meu Deus por eu existir e faz de mim o teu instrumento de paz.