![]() |
"TENDE SAL" - Co-Autoria Tânia Silva |
TEREMOS SAL?
"Tende Sal em vós, e tende paz uns com os outros"
Mc 9
O evangelho de hoje (ontem) leva-nos à reflexão do que é necessário para salgarmos a nossa vida com a verdadeira felicidade, justiça e amor que Cristo nos propõe.
Salgar a nossa vida, é deixar entrar aquilo que nos dá sabor, aquilo que nos torna tão especiais, aquilo que nos torna como Deus nos criou, únicos.
E o que é que nos torna "apetitosos" à alma? Ai teremos que nos debruçar sobre várias prespectivas, mas mais uma vez, todas elas não nos levam a Roma, mas sim a Cristo. Curiosamente, todas estas prespectivas, embora que diferentes tenham como legado o grande, Sagrado e Imaculado Coração de Cristo. Salgar a nossa vida, com o verdadeiro sal, não é apenas ouvir-mos a Palavra de Deus, nem ter uma fé inabalável e cometer algumas obras de caridade de vez em quando. Não, o nosso verdadeiro sal, é ouvir-mos e reflectirmos sobre o que ouvimos, saber o que realmente Deus nos quer dizer com a Sua Palavra. É ter uma fé questionável, isto é, que se renova e fortalece pela dúvida, pois o " caminho para a Santidade, passa indiscutivelmente por pôr tudo em causa, inclusive a fé". É cometer obras de caridade a cada segundo do nosso dia-a-dia;
Sorrir a quem não conhecemos, é dar-mos a outra face a quem nos humilha ou ainda nos chateia todos os dias, é deixar passar alguém na passadeira, é ser educado e simpático com aqueles que nada tem a ver com a nossa vida, mas que sem eles também não seríamos verdadeiramente nada, pois a verdadeira fé de Deus convida-nos a viver em comunidade, não em mini-comunidades familiares, mas numa comunidade, una e conjunta, que se melhore com o passar dos séculos (pelo menos assim se espera).
Ter Sal em nós, é ao mesmo tempo pedir auxílio ao Espírito Santo, para que de facto, a nossa vida tenha sabor e saiba condimentar a vida de tantos outros que nos rodeiam. É pedir para que realmente se abra a nossa alma para este milagre enorme que é o amor de Deus.
Tende Sal, e teremos paz, não só uns com os outros, mas com nós próprios, pois não há verdadeira felicidade pessoal que não passe também pela caridade.
Por fim, peço por todos nós, para que sejamos verdadeiramente "condimentados" com o sal da Vida, da Vida Eterna e possamos, por intermédio, levar os outros a serem condimentados e experimentar esta vida, uma vida com imenso saboooor :)
Um bem haja a todos
Sem comentários:
Enviar um comentário