quarta-feira, 28 de agosto de 2013

SACRIFICIO E HONRA

Bombeira Ana Rita Pereira, Pedro Rodrigues, António Ferreira e Bernardo Figueiredo.

Hoje o meu post é dedicado a um grupo de pessoas muito especiais.
Passámos a vida a dizer que daríamos a vida pelos nossos ente queridos, e que ajudaríamos os restantes, mas até onde essa determinação nos leva?
A mim e a vós talvez a uma alma mais aberta e mais carinhosa, mas há quem leve o significado de sacrifício bem mais longe do que apenas palavras de emoção.
Há quem acorde, se prepare e abandona a sua casa sem saber se irá voltar para abraçar os seus ente queridos, para rir e para ser feliz. Há quem acorde sem saber como acabará o seu dia.
Falo de todos os bombeiros, de todos os polícias, de todos os soldados da paz que diariamente poem a sua vida em risco por nós, sim por nós, anónimos cidadãos com o qual não têm qualquer relação.
E no decorrer dessa nobre tarefa, muitos deles acabam por sucumbir, fechando os olhos, consumidos no seu enorme sacrifício mas nobre, nobre tarefa!
Eu sou cristã, e como tal, no meu coração vive o maior sacríficio de todos, vivo e majestoso, Jesus Cristo, que uma vez disse: «Aquele que conservar a vida para si há-de perdê-la; aquele que perder a sua vida por causa de Mim há-de salvá-la.» .Eu não me lembro de pessoas mais merecedoras da paixão e carinho infinito de Deus que todas estas pessoas. Eles perdem a sua vida por Ele, porque Ele vive em nós, em cada anónimo desta sociedade.

E é por nós, que estas pessoas não podem mais regressar a casa, abraçar os seus ente queridos e beijá-los de emoção, pois decidiram ser maiores que a sua condição humana.
A todos eles, um enorme obrigada, do fundo do meu coração, por serem exemplos vivos de grande humanidade e provas (pelo menos para mim) que Deus existe e persiste nos nossos corações e almas.

Obrigado à todos os bombeiros e soldados da paz por nos fazerem dormir descansados à noite junto de quem amamos. 


Mas um obrigado especial à Ana Rita Pereira, ao Pedro Rodrigues, ao António Ferreira e ao Bernardo Figueiredo, que por nós e pela nação "perderam" a sua vida. Para mim não são apenas mais um número numa odiosa estimativa, para mim são heróis.


Um bem haja a todos, e que Deus proteja-vos a todos, em especial a quem combate e defende as nossas vidas.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

MARÉS AGITADAS, MEDO INSTALADO


"E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram;
E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo.
E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos.
E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.
E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? "


Mateus 8, 23-27


De tantas vezes que li esta passagem, nunca nenhum dia me fez reflectir tanto sobre ela como ontem. Foi um dia em que os meus olhos vidraram para esta passagem, tentando-a perceber por outro prisma.
É certo e sabido que qualquer coisa que o ser humano leia, é influenciado pelo seu estado de espírito. Por isso, desde já, isto torna-se numa humilde opinião do que a passagem nos poderá querer dizer.


Trata-se obviamente dum claro teste de fé a estes discípulos escolhidos para apóstolos do Senhor. Ao mesmo tempo é uma afirmação da surpresa constante que estes homens tem perante as obras e palavras por Jesus operadas. Esta foi sempre a leitura que eu fiz, um pouco literal e bastante simples.

Contudo, ontem pus-me a pensar se esta passagem também não reflecte a nossa aflição diária. A aflição de que todos os problemas parecem ser catastróficos e que não maneira de os resolver. A aflição do stress e da preocupação em manter tudo sobre o controlo. Ao mesmo tempo, reflecte o desespero quando sentimos "o mar revolto" nos nossos pés. Por muito religiosos/espirituais que sejamos, há sempre um momento nas nossas vidas que temos medo do que vai acontecer, a fé se dissolve um pouco e somos entregues a nós mesmos, o maior perigo existente neste mundo.
A ideia de que Jesus poderá não estar sempre a nosso lado, todos os minutos da nossa vida é aterradora, pelo menos para mim. A ideia de que ele "adormeça" e o mar me engula é catastrófico. Mas se pensar bem, Jesus nunca adormece, nem nunca se afasta da nossa "agenda" espiritual. A nossa fé é que sim. A nossa fé é que se abala, se assusta e corre. Corre para longe dos nossos corações quando o desespero e o medo imperam. Aí não há luz possível para a esperança. É a fé que realmente adormece, dentro de nós, sem que nos apercebamos de tal. Mas é nesse momento amigos, que algo maravilhoso acontece. Para todos aqueles em que a vontade de viver na alçada de Deus impera, a fé renasce e se instala de novo em nós, fortalecendo todos os laços que possuímos com o Divino.
É essa força que eu quero ver restituída na Humanidade. A força da fé, da esperança e do amor.
A força de que tudo irá correr bem, se simplesmente, confiarmos.

Um bem haja companheiros, e que Deus vos abençoe.



O Amor é ?


Hoje deixo S. Paulo comandar o meu post, pois ele falou tudo o que realmente importa neste "poema ao amor" expresso na Primeira Epístola aos Coríntios;

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos
 anjose não tivesse Amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciênciae ainda que tivesse toda a de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse Amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse Amor, nada disso me aproveitaria. 

O Amor é paciente, é benigno; 
o Amor não é invejoso, não trata com leviandade, 
não se ensoberbece, não se porta com indecência, 
não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, 
não folga com a injustiça, mas folga com a verdade

Tudo tolera, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. 
O Amor nunca falha. 
Havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; 
havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado. 
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o Amor."

Primeira Epístola aos Coríntios
I Cor


Um bem haja a vós companheiros, e que Deus vos abençoe! =)

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Parecer, Crer, Ser !



Começo por dizer que é extremamente difícil, senão uma das coisas mais difíceis de fazer na minha vida.

"Ser aquilo que leio e prego". É efetivamente no "ser" que está a força e a nossa capacidade de nos aproximar de Deus. Porque falar todos nós estamos aptos para tal, para pregar todos nós estamos verdadeiramente prontos, mas poucos, muito poucos, são o reflexo daquilo que falam. O primeiro exemplo da "era moderna" foi realmente Jesus Cristo. Contudo Jesus Cristo foi o exemplo supremo pois foi o Filho do Homem, Aquele que desceu dos céus, para mostrar que é possível, enquanto carnais, abraçar o "lifestyle" de Deus. Sim, meus amigos, é possível, mas nunca ninguém disse que a jornada ia ser fácil. E vejo isso todos os dias, em todos os momentos em que fraquejo e sou tudo aquilo que Deus não queria. Mas, o mais importante, é termos consciência disso. De fato a consciência é aquele momento fantástico onde nos encontramos com Deus. E termos consciência e dúvidas em que devemos de mudar, é meio caminho andado para a tua palavra ser justificada pelos teus atos.
Esse foi uma das maiores tentativas de Jesus Cristo;
Plantar em nós a semente que não é preciso somente "parecer", temos que o CRER, mas acima de tudo, temos que Ser.

Peço então ajuda a Deus, que me ajude a Ser, antes de parecer, mas acima de tudo que me ajude a CRER, cada vez mais. 

Um bem haja companheiros, e que Deus vos abençoe.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Onde andas tu Felicidade?



"Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho."
Ghandi


Felicidade! 
Que palavra tão querida em meu coração! 
Tê-la não é uma sorte, é um auto-conhecimento, pois se conseguirmos olhar com clareza para a nossa alma apercebemo-nos que ela não é um bem adquirido mas sim uma ferramenta presente no nosso código genético. A felicidade é extremamente difícil de detectar, porque a "visão" dela depende de vários fatores. Há pessoas que durante anos a procuram, como se ela fosse uma meta, uma conquista, duradoura e eterna. Mas também há pessoas que conseguem encontrá-la ao perceber que ela não é uma conquista mas sim uma auto observação para o quão abençoados somos na nossa vida. É um facto que a provação de muitas vidas ofusca ainda mais esta atitude positiva,mas devemos encontrar, em cada dia, um motivo, por muito mínimo para sorrir. Afinal viver, e ter essa oportunidade é um dom e um privilégio que nos foi emprestado e que muitos gostariam de ter tido..
A felicidade requer muito de mim, porque como Jesus nos dizia " a quem muito foi dado, muito lhe é pedido" e eu considero-me uma pessoa profundamente abençoada, não porque mereça, e a verdade é que ainda não percebi porque o sou.
Mas a verdade é que tento todos os dias reforçar o meu pensamento sobre aquilo que tenho. E não falo de bens materiais, esses a mim não me dizem nada, podem trazer conforto e satisfação, mas não trazem emoções eternas. São tal e qual como tinta sobre uma parede com humidade.
Agradecer a Deus pelo o que possuímos é muito importante, e para isso é necessário uma enorme humildade, coisa que ainda ando a melhorar.
Meus amigos, digo-vos isto, não para dilacerar quem não é feliz, ou ferir com palavras aqueles que desesperam, mas digo-vos isto com a intenção totalmente contrária;
Que se apercebam que a felicidade é um instrumento dentro de nós, tal como o sofrimento. Só temos é de ter força, determinação e fé para utilizar o instrumento que nos fará entrar num estado de paz.

O que quero dizer basicamente é: escolham a felicidade! Porque quem escolhe a felicidade, atrai atitudes positivas, e quem colhe atitudes positivas, acolhe (ainda mais) o amor de Deus.

Mas para quem a visão é turva demais para enxergar a felicidade, peçam a Deus que vos iluminem, e com isso permitam aos vossos olhos ver o enorme projeto que Deus tem para nós: o nosso enorme e lindo sorriso.


Um bem haja companheiros! E que Deus vos abençoe.

NASCER DE NOVO



"(...)
Jesus respondeu-lhe: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? pode, porventura, entrar novamente no ventre de sua mãe e nascer?
Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus
O que é nascido da carne, é carne; e o que é nascido do Espírito, é espírito.
Não te maravilhes de eu te dizer: É-vos necessário nascer de novo."

Jo 3, 3-7


"É-vos necessário nascer de novo."Esta frase forte, embora não autoritária de Jesus, daria pano para mangas para nós, simples humanos.

Podemos "nascer de novo" de muitas maneiras e feitios, adaptando esse renascimento aos acontecimentos passáveis da nossa vida. Nascer de novo, é um dom fantástico que Deus nos emprestou, para que possamos reformular o nosso espírito para o Bem. Nascer de novo, consiste em abraçar, com terno amor, os ensinamentos de Deus, que para mim, se resumem a três palavras: Amor, Paz e misericórdia. 
Foi essa Boa-Nova que Jesus nos trouxe, foi essa vida que teríamos que abraçar de novo, fulminantes e cheios de vida, revitalizados pela água de Deus que nos celebra e liberta.
Jesus para mim é motivo de alegria imensa, é o sinal próspero e eterno que Deus nos ama, e que está disposto a tudo para salvar o seu rebanho. E este convite que Ele nos faz, em renascermos N'Ele, é meus amigos, um convite à paz que não se esgota, é um convite à vida Eterna.
Vida Eterna que começa ainda nesta nossa curta passagem pelo mundo físico. Pois dizei-me se não é eterno o amor fraterno que sentimos, a amizade que se solda, o amor que une dois corpos a um só espírito?
Não é pelo amor que encontrámos sentimentos que são transcendentes deste mundo tão mundano e tão corruptível  Não é por estas atitudes positivas e caridosas que nos libertámos e confraternizamos com o tão desejado "colo" de Deus?
Eu acredito-me que sim.
A nossa vida aqui, neste mundo, que apesar de tudo é absolutamente incrível e belo, é como uma viagem de longo curso;

A nossa viagem começa muito antes de viajarmos, naqueles dias em que nós preparamos o que é preciso, cuidamos cautelosamente daquilo que fica em casa e sonhámos entusiasmados com a partida; E só depois vamos para esse destino.

A nossa vida resume-se a isto meus amigos, uma bela preparação para o que vem daí. É preciso nascer de novo, é preciso brindarmos a nossa vida com alegria e agradecimento, porque por muito que não tenhamos muitos motivos para tal, por si só a Vida é um dom.
Hoje peço paz. Paz para todo o mundo, para todas as pessoas inquietas no seu espírito, mas acima de tudo peço obrigado a Deus, por nos ter dado esta enorme oportunidade. Oportunidade para sorrirmos, vivermos, dançarmos, convivermos, partilharmos e acima de tudo para amarmos.

Obrigada meu Deus!

domingo, 11 de agosto de 2013

Compromisso


Hoje solidifiquei o meu significado de compromisso.
Quando amamos alguém penso que é fácil dize-lo a toda a hora. Penso que é fácil fazer juras, correr mundos e sonhar o impossível. É fácil dizer que nos comprometemos.
Mas até onde vai a força do mesmo?
Meus amigos, ainda hoje estou a descobrir. E tem sido uma jornada maravilhosa, porque apercebo-me que o verdadeiro compromisso está em cada dia que passa, em cada pequeno gesto que a gente faça. Pois é nas coisas que nos são mais difíceis e que abdicamos por amor, que vemos o grau da nossa paixão, da nossa determinação e vontade. Mas é também nas coisas novas que abraçamos só porque faz bem à nossa outra parte. Aquela pessoa que nos completa sem termos que pedir ou enxergar. Simplesmente nos completa. E quando ambas as partes abraçam duas almas tão distintas, algo mágico acontece, Deus funde-as numa só, numa compreensão transcendental.
E com isto falo também de Deus, a razão de tudo isto acontecer, o compromisso mais fiel e difícil na nossa vida. Mas também o mais poderoso, verdadeiro e acima de tudo libertador. Pois é quando entregamos a alma a Deus, que todo o amor no nosso coração brota. É quando nos entregamos a Deus, numa confiança cega, que realmente a magia acontece. Tudo vem por acréscimo, pois em Deus obtemos todas as respostas que necessitamos para percorrer esta tão longa, torta, mas tão doce viagem...

E que viagem bela é a vida, e saber que através de Deus, eu aprendi o poder de amar verdadeiramente...

Peço por todos vós, e por mim também, que encontremos sempre este compromisso, a cada dia da nossa vida, e que nos reforcemos nele, como um casal enamorado, que entrega a sua alma para se fundir nos verdadeiros sentimentos para o qual fomos formados.

Agradeço, muito em particular, a Deus, por ter-me dado um anjo que caiu do céu, que me ensinou o verdadeiro poder do amor, para me orientar, me guiar, mas acima de tudo, e de mão dada, caminhar ao Seu encontro.