quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Pedaço de papel


Caros amigos, hoje não tenho muito que dizer.
Apenas que o mundo se estrutura duma maneira que é quase autoritário amarmos o dinheiro, o trabalho escravo, as ligações mundanas e as relações insípidas e individualistas.
Sempre que olho para o dinheiro penso: Olhem o que um pedaço de papel nos faz à vida, nos condiciona, nos aprisiona, nos torna infelizes ou egoístas. Olhem este pedaço de papel que em segundos se reduz a cinzas, e que no fundo compra tudo, menos felicidade.
Sempre que olho para o dinheiro penso: "Não podeis servir a dois senhores; Não podeis amar a Deus e ao dinheiro".
E então, aí penso, para quê mesmo?

Para que o dinheiro nos tira o sorriso, a vida, e a oportunidade de darmos importância ao realmente importante?

Fica o pensamento, e que Deus nos abençoe de tal forma, que possamos discernir o que REALMENTE importa, o que realmente importa...

Actos, Fê, Amor.

Que a Paz de Cristo esteja convosco

sábado, 26 de outubro de 2013

E se hoje fosse o meu último dia?


" E se hoje fosse o último dia da minha vida?


Que faria?
Iria perdoar os que me ofenderam e pedir perdão aos que maltratei?
Iria repartir com os outros as minhas poupanças?
Diria as palavras que nunca disse a quem amo?

O que faria?
Vigiar é estar preparado para quando esse dia chegar.
É estar livre para partir, ser livre e fazer SEMPRE o bem.

Ajuda-me Deus, a vigiar como dizes nesta parábola (Lc 12, 39-48).
Ilumina-me e ajuda-me a ir preparando o caminho para o teu encontro."



E se hoje fosse o último dia da minha vida?

Bem, se hoje fosse o último dia da minha vida, deitaria-me de madrugada, tal como estou a fazer agora, porque sempre fui filha da madrugada, foi sempre no vazio e no silêncio da noite que encontrei sempre respostas às minhas perguntas mais difíceis.

É também no escuro e no sossego da madrugada que cessa a noite e traz a esperança dum novo dia, que me deito agradecendo a Deus por tudo que tenho na minha vida. É certo que são muitas mais as vezes que peço do que aquelas que agradeço, mas penso que isso é natural do ser Humano, qual é o filho que agradece mais os pais do que aquilo que pede? Qual o filho que se esquece de dizer todos os dias que ama seus pais? Não porque não o ama, mas porque a vida o leva em outro rumo de pensamentos.

Se hoje fosse o meu último dia, estaria com os meus pais e dizia-lhes que eles foram a minha maior benção neste mundo, porque através deles conheci o que realmente importa, a verdadeira beleza, a felicidade e a realização. Foi através dos seus sacrifícios que eu percebi o quão sou importante e quão é importante cada ser humano no projecto de Deus.

Iria ligar ou ter pessoalmente com as pessoas que não dirijo a palavra e diria que está tudo bem. Porque efectivamente está. Há um ponto na nossa vida que deixamos de nos preocupar com o que nos magoa e nos concentramos na efectividade dos momentos, passados ou presentes. Por muita mágoa que me possam ter trazido foi por causa deles que descobri as coisas verdadeiramente felizes da vida, porque evitei seguir os mesmos caminhos de personalidade.

Se hoje fosse o meu último dia, agarraria a mão do homem da minha vida, e com outra no coração dedicava-lhe eternamente a minha alma, corpo e espírito porque é dele a minha outra metade do Ser. Embora tudo que nasça de mim pertença a Deus, é do amor que sou verdadeiramente prisioneira. E amar alguém, da maneira como amo o homem da minha vida, é amar a Deus, pois vejo no seu reflexo a pureza de todo o mundo, reconheço Deus na sua cara, reconheço Deus no seu coração. Diria-lhe que o amo e que por toda a eternidade seria "sua".

Se daria todas as minhas economias? Claro que daria, mas não sei a quem distribuiria, pois para mim, o que o mundo precisa não é de dinheiro, mas sim de amor. Atravessamos uma crise de valores tão grande que nenhum dinheiro do mundo poderia comprar as nossas faltas para com os nossos irmãos.O nosso egoísmo, o nosso individualismo, o nosso narcisismo. Daria tudo o que possuía, mas o mais importante de mim tentei dar ao longo dos tempos. E creio que Deus dá sempre um dom a todas as pessoas, pelo qual podem mudar o mundo. Há quem tenha a voz, há quem tenha as mãos, há quem tenha para dar carinho, ajuda e amor, há quem tenha o raciocinio, há quem tenha a persuasão. A mim Deus deu-me as palavras. Mas acima de tudo, Deus deu-me o sorriso. E com ele tentei curar muitas tristezas, inclusive as minhas.

Se hoje fosse o último dia da minha vida que faria? Depois de ter dito a todos que vos amei, depois de ter dito "está tudo bem" a quem se afastou, depois de ter me despedido da vida material eu subiria o mais alto possível, de mãos dadas com a minha alma gémea e todos os que amo, e lá no alto, eu avistava o mundo que Deus criou, e sorriria, porque amei o mundo, porque vos amei. Me sentaria, agarrava as mãos nervosamente e rezaria Deus. Não uma oração pré-concebida, não uma oração feita por outros. Apenas agradecia, olhava de novo para os meus, voltava a mim e dizia: Estou pronta.

Vigiai, pois não sabeis quando esse dia chegará. Vivam o vosso dia como fosse o último. Agradeçam, amem, perdoem, divertiam-se, esqueçam as mágoas e aquilo que vos faça chorar, porque no fim, o que importa é tudo aquilo que conseguimos aproveitar da vida.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Caminhar


Amigos, o mundo é uma evidente prova que tudo passa. A tempestade cessa, a dor vai diminuindo, o sofrimento acaba por terminar.
Mas ao mesmo tempo, isso acontece, igualmente com as coisas boas. A felicidade tem momentos negros, o amor esfria no Inverno das emoções e a amizade estremece. Mas há uma luz que nunca se apaga, um calor que não se esgota, e uma rocha eterna que nos ajuda a tornar a felicidade, o amor e a amizade, eternos e divinos (no mínimo pela sua avassaladora força).
Esse calor, luz e porto seguro é Deus. Confia nele e nunca caminharás sem luz nas trevas da vida. Confia nele e nunca sentirás o frio dos momentos mais tenebrosos do teu coração.
Confia em Deus, e encontrarás, a seu tempo, a felicidade divina. Há alguns anos atrás eu entreguei o meu caminho a Deus e ele, no devido tempo, tem-me guiado pelo meu caminho. Mas engane-se aquele que pensa que o caminho de Deus nos propõe (mediante as nossas escolhas) é um caminho só de vitórias.
O caminhar com Deus, é um caminhar paternal.
Tal e qual um pai que caminha com o seu bébé. Embora de mão dada, o pai deixa o seu filho explorar e vir pela direcção que a criança quer (desde que não a meta em perigo) pois o ama, e ama a sua liberdade. Mas como a criança é de tenra idade, tropeça e cai imensas vezes, mas o pai, ainda que lhe custe não lhe evita a queda. O pai, sempre que o bébé cai, levanta-o com amor e permite que ele continue a sua jornada, na esperança que o tropeçar do filho diminua com o passar do tempo. Mesmo assim não desiste de lhe dar a mão e caminhar a seu lado, pois sabe que o seu filho precisa dele, tal como o filho precisa do pai.

E a minha pergunta é? Deixamos que o Nosso Pai caminhe connosco? Ou somos demasiados orgulhosos para assumir que ainda somos de tenra idade no que toca aos mistérios da alma?

Para reflectir...

Um bem haja a todos, e que Deus vos abençoe.

A paz de Cristo esteja convosco

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Mundo Doido


Eu poderia dizer que este mundo anda doido. Que não está perdido, que é forte, é rude, é brutal é implacável.
Eu poderia dizer que reina a má-educação, o narcisismo, o individualismo, o egoísmo, o poder, a teimosia e o ódio.
Eu poderia dizer tudo isso, se não houvesse boas pessoas no mundo. Mas existem, e são elas que me dão alento para ter esperança neste mundo, tão aparentemente negro.
Eu poderia afirmar todas estas coisas negativa se não conhecesse Jesus Cristo e o Amor que ele gerou, o amor eterno e incondicionável que nos liga umbilicalmente ao Amor de Deus.

O mundo não é nada fácil e há dias que apetece dizer: Porquê?
Porquê tanto esforço, porquê nos preocuparmos com aqueles que não querem saber de nós, porquê perdoar, porque amar?
Eu digo-vos o porquê:

Porque por cada vez que fizermos isto a nossa alma ganha outra dimensão, ela ganha ascensão e instala-se perto de Deus. Quando alguém me é rude, mal educado, egoísta ou simplesmente narcisista, e apesar da minha aparente desilusão, eu estou a sorrir por dentro porque tenho Jesus a brilhar dentro de mim.
Ele ensina-me que não me interessa todo o mal que existe, se há uma chance de produzir o Bem. Ele ensina-me que por muito mal que nos tentem fazer, ele nunca verdadeiramente triunfará nos nossos corações. Porque somos revestidos de amor, e isso meus amigos, é o maior escudo para este mundo "doido".

Enquanto houver um ser humano bom, eu terei 100% de Esperança.
Enquanto houver sinal e presença de Deus em mim, eu terei 100% de Fê.
Enquanto houver quem me ame, eu terei 100% de vitória.
Enquanto houver quem se preocupe, eu terei 100% de conforto
E enquanto houver Cristo, haverá luz a reinar nos nossos corações.

Uma boa noite a todos nós que batalhamos contra a maré neste mundo "doido". Uma boa noite a todos aqueles que precisam de ser puxados da corrente.

Um bem haja, e que Deus vos abençoe, a todos.

A paz de Cristo esteja convosco.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Sabes o Pai Nosso?

A que "corpo" pertences?


Eu sou uma pessoa que tem uma ligação muito particular com Deus. (afinal não temos todos? )
Eu acredito-me que nunca sou suficientemente boa para poder ser chamada filha de Deus, que nunca serei suficiente para honrar o Seu nome e tudo aquilo que Ele fez por mim, pelos meus e pela Humanidade.

Então, eu vivo em medo constante de não pertencer aos "140.000 mil" que S. João avistou no apocalipse. Vivo com medo de não pertencer ao Seu reino, porque do Seu coração eu pertenço. Eu vivo, respiro e sonho na esperança do sorriso de Cristo.
Por ter este receio, sempre que cometo algo de mal, além de tentar arranjar o problema, o que nem sempre é fácil, peço também perdão a Deus.
E faço-o com a única oração que Cristo nos deixou, e que é muito mais que uma fórmula pré-concebida pelos Seres Humanos.
São santas palavras que englobam na sua plenitude o nosso verdadeiro propósito.
Mas quantas vezes rezamos o Pai-Nosso com uma rapidez atroz e nem nos lembramos sequer do que estamos a professar? De facto, a rotina permite-nos essa facilidade, que se torne quase como um dever cumprido.

Mas hoje, hoje é o dia.
Hoje é o dia que analiso e reflicto em cada frase desta oração tão linda e tão enriquecedora, pois quem tem Deus, tem TUDO na verdade.

"Pai Nosso que estais no Céu"
O nosso Pai, Deus, está em todo o lado. A pré-concepção que o "Céu" é realmente o lugar físicoa que estamos habituados, é uma ideia que não é compatível com o que nós sabemos hoje em dia. Deus não está numa poltrona no meio das nuvens, julgando todos de cima. De facto, Deus está tão perto de nós que "se tornou" um de nós, por intermédio de seu Filho Jesus, para nos ensinar os maiores dons divinos, tão acessíveis e de tão difícil entendimento. O Nosso Pai, o nosso criador está perto de nós meus amigos, bem perto. Perto da tua lágrima, perto da tua alegria, da tua ansiedade, dos teus sonhos. Ele está perto de ti na travesseira, no carro, na caminhada. Ele está perto de ti, ele promete-te o "céu", mas para isso precisas de o "ver" e deixa-lo partilhar a tua vida.

"Santificado Seja o Vosso nome"

O que é ser Santo? O que é realmente puro? Qualquer definição que encontremos sabemos que iremos dar a Deus. Deus é a força da natureza que poe o mundo a girar, que poe os corações a exultar-se, Deus é o motor de toda a VIDA existente. Nesta frase tão pequena, tornamo-lo tão grande e ainda tão pequeno daquilo que ELE realmente representa. Ele é Santo, Ele é o caminho, Ele é vida, Ele é tudo.

"Venha a nós o Vosso Reino"
Vem, Senhor, mostra-nos como belo é o teu reino. Um reino de amor, de compreensão, solidariedade, paz, exaltação e harmonia.
Mas não estará este reino tão perto de nós? Tão perto de alcançar? O reino de Deus meus amigos, é todo o irmão que a nosso lado se encontra, o reino de Deus é todo o sorriso encontrado na rua, o reino de Deus é toda a mão por ti agarrada enquanto estendida. Deus é amor, sempre.

"Seja feita a Vossa Vontade, assim na Terra como no Céu"
Esta, é uma das frases mais poderosas, para mim, em toda a oração. Deixarmo-nos entregar a Deus, é confiar-lhe a vida, é confiar-lhe o nosso caminho. Com isto não quer dizer que não precisemos de trabalhar e lutar pelos nossos objectivos, propósitos e missões. Isto quer dizer, que se entregarmos a nossa esperança e fé a Deus, e aceitarmos os percalços e alegrias da vida que não contamos, experimentamos a alegria de vivermos em paz com Deus e connosco.

"O Pão de cada dia de nos dai hoje"
Além de pedir alimento, e de agradecer pelo mesmo, pois devido à ganância humana, muitos de nós não temos o suficiente para matar a fome, enquanto outros tem de sobra, a verdade é que esta frase é muito mais poderosa que a fome e o pão. Este pão também é o alimento de Vida Eterna, pois "nem só de pão vive o Homem, mas sim da toda a Palavra de vem de Deus". Este pão também é aquele que nos capacita para viver o nosso dia a dia inspirados em Deus, no Bem e nos bons valores. Este pão alimenta-nos o coração.

"Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido"
Esta é a parte mais difícil de toda a oração, porque nos implica introspeção. Implica percebermos se fazemos aquilo que pedimos a Deus. Se temos o dom de perdoar os outros, ou simplesmente camuflamos todos os atritos, todas as ofensas, todas as zangas. Esta é a maior fraqueza humana, o perdão. Além do perdão, o julgamento é terrível e às vezes pedimos perdão a Deus, e não conseguimos perdoar quem está ao nosso lado. Ainda hoje, ao escrever-vos isto meus amigos, tenho pessoas a quem não perdoei, mas faço intenção de o fazer. É a minha enorme fraqueza, mas é também o meu maior desafio.

"Não nos deixeis cair em tentação"

Não nos deixeis cair em tentação... não creio que esta frase só contemple as luxurias do mundo carnal ou de todo o mal por nós, humanos, produzido.
Estas tentações também reflectem o esquecimento, o vazio, o despego que nós temos geneticamente com Deus. Quão fácil é nos deixarmos cair pelo esquecimento e por Deus em segundo plano?

"Livrai-nos do Mal"
Livrar do Mal, é encher o nosso coração de amor. É pedir a Deus que nos empreste uma milésima de milésima da sua pura essência e com ela nos saibamos proteger contra toda a injustiça, maldade e malícia deste mundo terrestre. Livrar-nos do mal, é deixarmos com uma venda nos olhos, sermos guiados por Deus, sabendo que este nos livrará de qualquer buraco pelo caminho, e como bom é sermos livres dos perigos que este mundo apresenta...

"Amen"
Palavra tão pequenina e tão forte. Um reflexo do nosso compromisso, do nosso contrato divino, que nem sempre sabemos cumprir.


Que Deus nos saiba dar sabedoria para reflectir melhor naquilo que falámos, não só em oração, mas em todo o nosso dia-a-dia.

Um bem haja a todos e que Deus vos abençoe!

A paz de Cristo esteja convosco =)





terça-feira, 8 de outubro de 2013

Pé Cansado, Coração Renascido

O Caminho - Desenho de minha autoria

Hoje estou cansada.
Meu corpo se esbate no cansaço fisico, e eis que ele toma peso de toneladas.

Há dias assim na nossa vida penso eu. Em que desde o amanhecer até ao anoitecer, nossas energias vão se esgotando perante trabalho, estudos e lides domésticas.
Meu corpo está de rastos, treme e a única coisa que me apetece é me reclinar na minha cama e adormecer e esperar por mais um dia.
No evangelho de ontem, relatava uma pequena passagem de quando Jesus vai a casa de duas irmãs, Marta e Maria. A primeira mata-se a trabalhar para receber o Senhor, mas Maria senta-se junto do Senhor para O ouvir. Marta ao ver isto, pergunta ao Senhor se acha bem ela estar a fazer tudo sozinha, enquanto sua irmã apenas está sentada. Jesus respondeu :

"Marta, Marta, estás ansiosa e te ocupas com muitas coisas. Entretanto poucas são necessárias, ou antes uma só. Maria escolheu a boa parte, que não lhe será tirada.» Lucas 10:38-42

Pois é meus amigos, andamos sempre ansiosos com o amanhã, e as nossas ocupações nos tiram todo o tempo que possuímos. Somos como Marta, vivemos sempre concentrados em tanta coisa e tão pouca é necessária. Inclusive, com o cansaço, esquecemos de reservar um tempo para "falar" com Deus. Sim, é de propósito que digo Falar em vez de Rezar, porque Deus só ouve a humildade do nosso coração, não fórmulas ditas sem sentido (o que acontece maior parte das vezes, por todos nós).
Falar com Deus, reservar um tempo para Cristo, é namorarmos a verdadeira felicidade. É no conforto do silêncio da nossa mente, que alcançamos a paz de Deus.
Aí o descanso da alma se sobrepõe ao cansaço de corpo.

É que hoje os meus pés estão cansados, mas o meu coração sabe o caminho.

Peço a Deus que sejamos mais como Maria, que dediquemos um pouco mais de tempo ao que realmente interessa, a Deus, a agradecer-lhe e a louvar-lhe perante toda a ajuda e amor gratuito que nos fornece.

Um bem haja amigos, que a Paz de Cristo esteja convosco!

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Ser verdadeiramente RICO




Conheço pessoas que gastam a sua vida à procura da satisfação mudana. Sempre à procura de ganharem mais dinheiro, de vestir roupas mais caras e vistosas, de poder sair e ser visto, de viver sem realmente viver.
Pois é meus amigos. Num mundo onde o dinheiro parece ser o imperador, há sempre rebeldes. Num mundo onde o parecer é mais importante que o SER, há sempre quem lute contra a maré.
De facto, já Jesus Cristo lutava contra a maré, e sobre o seu imenso poder, as marés eram domadas pelo grande poder da fé e do amor em Deus.
Meus amigos, o dinheiro, o poder e a fama não levam a lado nenhum. Pode trazer melhores condições económicas, pode trazer sensação de invencibilidade ou rostos que vos conheçam a cada esquina que dobrem, mas o dinheiro não compra a morte. O dinheiro não compra o amor, o dinheiro não compra personalidade, humildade e acima de tudo, dinheiro não compra a verdadeira felicidade.
O Parecer, apenas é isso mesmo, uma ilusão.
Já o Ser, é uma visão idílica, que ao contrário que no deserto, esta se torna real conforme os teus passos. O Ser é um caminho, um caminho que só pode ser activado através dos mais ricos valores, sim ricos valores. Mas esses valores não se compram, se aperfeiçoam, se trabalham e se abrem a Deus.
Esses valores são o nosso verdadeiro caminho para nos encontrarmo-nos no colo de Deus. Mas o verdadeiro poder que é bem mais alto e poderoso que este mundo capitalista, é a Fé no Amor.

E o que é a Fé no amor? Caros amigos, nada podia ser mais simples;
A Fé no amor, é Fé em Deus, porque não ha mais nada mais poderoso que o amor, e o amor, esse sentimento inexplicável é o nosso empréstimo divino da felicidade.

Por isso, rezo para que neste mundo, encontremos homens muito mais ricos, ricos de verdadeiros valores, ricos de felicidade, ricos de amor, ricos em Deus.

Um bem haja e que a paz de Cristo esteja convosco! =)

domingo, 6 de outubro de 2013

Aumenta a minha FÉ

Tem Fé e acredita em ti!


Nesta semana, somos levados a pensar sobe a força da Fé. Sobre o que é, e sobre o quão esta pode ser determinante na nossa vida.

Todos os dias vimos situações directas ou indirectas que nos dilaceram o coração. Todos nós temos problemas, e todos nós sofremos com isso. Uns mais, outros menos, mas cada um entende a sua dor como ninguém.
E é nesses momentos que o Ser Humano entrega-se a si mesmo. Permite-se ficar "fechado num buraco escuro" entregue apenas à sua mente e às suas tristezas.
Eu própria, sendo ansiosa como sou, todos os dias existe um problema, um dilema novo, o que não me permite viver a vida verdadeiramente em paz.
E são muitas vezes em que caio, e não consigo perceber que o Sol volta a nascer amanhã, que aconteça o que acontecer, a vida continua, e a própria nos ensina a levantar queda após queda, tristeza após tristeza, desespero atrás de desespero.
Mas ao mesmo tempo, a vida nos ensina a pormo-nos cada vez mais em bicos de pés em cada vitória, em cada alegria, em cada momento conquistado, a cada sorriso, a cada amor que acrescentamos ao nosso coração.
Eu acredito-me que tudo isto é obra do "chefe" de lá de cima. Sim, meus amigos, Deus, tem um poder e uma força tão grande em nós, capaz de nos modificar completamente a vida. Tem ainda o poder de nos guiar, de nos aconselhar, de nos amar, e acima de tudo a nos levantar e com ele desfrutarmos dos prazeres que esta vida, que esta alma nos oferece.
Mas este caminho com Deus, que é gratuito, necessita que também caminhemos com Ele. Que nos esforcemos para confiar o suficiente, que amemos o suficiente, para perceber que em Cristo somos salvos. Salvos na morte, mas também na vida, porque quem vive em Cristo experencia a verdadeira felicidade, aprende a perceber o que realmente nos faz feliz, aprende realmente a viver.
Ele é o caminho, a verdade e a vida, e é com Ele, através da nossa Fé que todo o mal existente na nossa vida e na vida dos outros é destruído. A Fé é a maior arma que o Ser Humano pode possuir. A Fé em si mesmo, mas acima de tudo a Fé em Deus e no que ele projectou para nós, para a Humanidade.

Peço-vos que confiem mais em Deus, pois ele estará sempre connosco, até ao fim dos tempos. Mas para isso, também precisamos de estar com Ele, e estar com Ele é ama-lo, é falar-lhe, é trabalhar para que ele opere a sua vontade em nós. Nenhuma amizade resulta quando só um trabalha para que esta cresça.
E meus amigos, Deus não nutre por nós uma amizade, nutre um amor eterno, inigualável a qualquer coisa deste mundo físico.
É necessário que este mundo viva a Fé de Deus, que confie mais em si, e que se esforce para ser a melhor pessoa que puder, só assim seremos rostos felizes e orgulhosos de Cristo. Porque Ele é símbolo de amor, não de culpa ou tristeza

Um bem haja a todos, um excelente Domingo, e que a paz de Cristo esteja convosco!

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Voltar a Olhar

"I was blind, but now i see (...)" - Amazing Grace


"Ora, aconteceu que, indo eu já de caminho, e chegando perto de Damasco, quase ao meio-dia, de repente me rodeou uma grande luz do céu.
E caí por terra, e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
E eu respondi: Quem és, Senhor? E disse-me: Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues.
E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, mas não ouviram a voz daquele que falava comigo.
Então disse eu: Senhor, que farei? E o Senhor disse-me: Levanta-te (...)


Atos 22:6-10

A vida começa com o despertador, e ainda meio atordoados, saímos das nossas casas alheios à vida de quem se senta ao nosso lado, de quem passa de carro, de quem trabalha para nos servir. Chegamos à escola ou ao trabalho e a nossa maior preocupação é fazer o "nosso papel". Voltamos para casa, da mesma maneira moribunda, um pouco ou tanto cansados, mimamos os nossos e voltamos a dormir.

Pois é meus amigos, esta é a realidade de muita gente.
O que venho aqui falar-vos hoje não é apenas da rotina. É do quanto esquecemos do que temos.
Mesmo tendo um trabalho, uma educação, liberdade política, uma casa, comida, saúde, mesmo assim, nos queixamos todos os "santos" dias. E vivemos mergulhados nesses problemas, cabisbaixos, autênticos robot's das nossas próprias almas.

Mas há um ponto de ruptura. Esse ponto de ruptura chama-se Jesus Cristo. A partir do momento que definimos o nosso coração como a morada do Seu Corpo e do Seu Sangue, da sua lição e do Seu Amor, tornamo-nos mais amplos que os nossos problemas. Deixamos de ser nós e os nossos "intermináveis" problemas e lamúrias. Cristo faz-te abrir os olhos, se realmente O seguires.
Cristo abre-te os olhos, tal como fez a S. Paulo, e o transformou-o, convertendo-o em graça e missão. Com Cristo deixamos de ser cegos e passamos realmente a ver.

Aí, ainda meio atordoados, nos apercebemos que a pessoa que vai ao nosso lado no autocarro, costuma partilhar o seu tempo connosco, e que volta e meia tem uma história interessante para ouvir, ou simplesmente a observemos. Aí nos apercebemos que se dermos a passagem ao carro na intersecção ainda sorrimos e arrancamos outro sorriso. Com Cristo, vamos para o trabalho com Ele e voltamos com Ele. E á noite, não estamos moribundos, estamos mais VIVOS que nunca.

É que ao voltarmo-nos para o lado e aprendemos a OLHAR com Cristo, deixamos de sermos apenas nós, é essencialmente Ele. É pelo meio de Cristo que olhando verdadeiramente para a vida, alcançamos a felicidade, o caminho, a vida e acima de tudo o amor.

Isto tudo para dizer o quão pequena me senti, quando alguém bem mais novo que eu mostrou o que é realmente viver pelos os outros. Obrigada, mudei-me.

Rezo para que todos nós consigamos abrir os olhos, verdadeiramente, a este mundo, que tanto precisa de nós para atuar em nome de Cristo.

Um bem haja a todos, que a paz de Cristo esteja convosco!