![]() |
A que "corpo" pertences? |
Eu sou uma pessoa que tem uma ligação muito particular com Deus. (afinal não temos todos? )
Eu acredito-me que nunca sou suficientemente boa para poder ser chamada filha de Deus, que nunca serei suficiente para honrar o Seu nome e tudo aquilo que Ele fez por mim, pelos meus e pela Humanidade.
Então, eu vivo em medo constante de não pertencer aos "140.000 mil" que S. João avistou no apocalipse. Vivo com medo de não pertencer ao Seu reino, porque do Seu coração eu pertenço. Eu vivo, respiro e sonho na esperança do sorriso de Cristo.
Por ter este receio, sempre que cometo algo de mal, além de tentar arranjar o problema, o que nem sempre é fácil, peço também perdão a Deus.
E faço-o com a única oração que Cristo nos deixou, e que é muito mais que uma fórmula pré-concebida pelos Seres Humanos.
São santas palavras que englobam na sua plenitude o nosso verdadeiro propósito.
Mas quantas vezes rezamos o Pai-Nosso com uma rapidez atroz e nem nos lembramos sequer do que estamos a professar? De facto, a rotina permite-nos essa facilidade, que se torne quase como um dever cumprido.
Mas hoje, hoje é o dia.
Hoje é o dia que analiso e reflicto em cada frase desta oração tão linda e tão enriquecedora, pois quem tem Deus, tem TUDO na verdade.
"Pai Nosso que estais no Céu"
O nosso Pai, Deus, está em todo o lado. A pré-concepção que o "Céu" é realmente o lugar físicoa que estamos habituados, é uma ideia que não é compatível com o que nós sabemos hoje em dia. Deus não está numa poltrona no meio das nuvens, julgando todos de cima. De facto, Deus está tão perto de nós que "se tornou" um de nós, por intermédio de seu Filho Jesus, para nos ensinar os maiores dons divinos, tão acessíveis e de tão difícil entendimento. O Nosso Pai, o nosso criador está perto de nós meus amigos, bem perto. Perto da tua lágrima, perto da tua alegria, da tua ansiedade, dos teus sonhos. Ele está perto de ti na travesseira, no carro, na caminhada. Ele está perto de ti, ele promete-te o "céu", mas para isso precisas de o "ver" e deixa-lo partilhar a tua vida.
"Santificado Seja o Vosso nome"
O que é ser Santo? O que é realmente puro? Qualquer definição que encontremos sabemos que iremos dar a Deus. Deus é a força da natureza que poe o mundo a girar, que poe os corações a exultar-se, Deus é o motor de toda a VIDA existente. Nesta frase tão pequena, tornamo-lo tão grande e ainda tão pequeno daquilo que ELE realmente representa. Ele é Santo, Ele é o caminho, Ele é vida, Ele é tudo.
"Venha a nós o Vosso Reino"
Vem, Senhor, mostra-nos como belo é o teu reino. Um reino de amor, de compreensão, solidariedade, paz, exaltação e harmonia.
Mas não estará este reino tão perto de nós? Tão perto de alcançar? O reino de Deus meus amigos, é todo o irmão que a nosso lado se encontra, o reino de Deus é todo o sorriso encontrado na rua, o reino de Deus é toda a mão por ti agarrada enquanto estendida. Deus é amor, sempre.
"Seja feita a Vossa Vontade, assim na Terra como no Céu"
Esta, é uma das frases mais poderosas, para mim, em toda a oração. Deixarmo-nos entregar a Deus, é confiar-lhe a vida, é confiar-lhe o nosso caminho. Com isto não quer dizer que não precisemos de trabalhar e lutar pelos nossos objectivos, propósitos e missões. Isto quer dizer, que se entregarmos a nossa esperança e fé a Deus, e aceitarmos os percalços e alegrias da vida que não contamos, experimentamos a alegria de vivermos em paz com Deus e connosco.
"O Pão de cada dia de nos dai hoje"
Além de pedir alimento, e de agradecer pelo mesmo, pois devido à ganância humana, muitos de nós não temos o suficiente para matar a fome, enquanto outros tem de sobra, a verdade é que esta frase é muito mais poderosa que a fome e o pão. Este pão também é o alimento de Vida Eterna, pois "nem só de pão vive o Homem, mas sim da toda a Palavra de vem de Deus". Este pão também é aquele que nos capacita para viver o nosso dia a dia inspirados em Deus, no Bem e nos bons valores. Este pão alimenta-nos o coração.
"Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido"
Esta é a parte mais difícil de toda a oração, porque nos implica introspeção. Implica percebermos se fazemos aquilo que pedimos a Deus. Se temos o dom de perdoar os outros, ou simplesmente camuflamos todos os atritos, todas as ofensas, todas as zangas. Esta é a maior fraqueza humana, o perdão. Além do perdão, o julgamento é terrível e às vezes pedimos perdão a Deus, e não conseguimos perdoar quem está ao nosso lado. Ainda hoje, ao escrever-vos isto meus amigos, tenho pessoas a quem não perdoei, mas faço intenção de o fazer. É a minha enorme fraqueza, mas é também o meu maior desafio.
"Não nos deixeis cair em tentação"
Não nos deixeis cair em tentação... não creio que esta frase só contemple as luxurias do mundo carnal ou de todo o mal por nós, humanos, produzido.
Estas tentações também reflectem o esquecimento, o vazio, o despego que nós temos geneticamente com Deus. Quão fácil é nos deixarmos cair pelo esquecimento e por Deus em segundo plano?
"Livrai-nos do Mal"
Livrar do Mal, é encher o nosso coração de amor. É pedir a Deus que nos empreste uma milésima de milésima da sua pura essência e com ela nos saibamos proteger contra toda a injustiça, maldade e malícia deste mundo terrestre. Livrar-nos do mal, é deixarmos com uma venda nos olhos, sermos guiados por Deus, sabendo que este nos livrará de qualquer buraco pelo caminho, e como bom é sermos livres dos perigos que este mundo apresenta...
"Amen"
Palavra tão pequenina e tão forte. Um reflexo do nosso compromisso, do nosso contrato divino, que nem sempre sabemos cumprir.
Que Deus nos saiba dar sabedoria para reflectir melhor naquilo que falámos, não só em oração, mas em todo o nosso dia-a-dia.
Um bem haja a todos e que Deus vos abençoe!
A paz de Cristo esteja convosco =)
Sem comentários:
Enviar um comentário