![]() |
Nelson Mandela por Helena Morais Soares - http://www.behance.net/gallery/Mandela/9947351 |
Tenho estado a adiar o meu tributo a Nelson Mandela. Não por falta de matéria, mas por falta de palavras. Mas ontem, ao ver aquelas pessoas a prestar homenagem a Nelson Mandela deu-me um incentivo extra.
Acho que a Humanidade perdeu um dos belos exemplos de força, determinação, inteligência e acima de tudo, um exemplo de que é possível vencer qualquer coisa através do amor e da tolerância.
Numa época em que um homem era posto de parte e tinha próprias leis por ser apenas diferente; numa época onde a raiva e a revolta cresciam por cada punho cerrado, um homem ergueu-se e destacou-se. Um homem que tinha tudo para se tornar num ser amargurado, revoltado e violento, tornou-se no salvador da dignidade humana. Tornou-se numa lenda de amor.
São poucos na história que conseguiram através da não-violência fazer cair o império do egoísmo, violência, corrupção e preconceito. São poucos que conseguiram transformar da sua vida um exemplo para todos nós e para todas as gerações futuras.
Mandela deixou-nos. Pertence agora a Deus e à História. E pertence a uma História muito restrita, a dos homens e mulheres nobres, que lutaram verdadeiramente para que o Ser Humano fosse verdadeiramente livre, na sua condição e na sua felicidade. E não posso de querer aspirar a ser um ser humano como Nelson Mandela e tantos outros que pisaram o mesmo chão que eu. De tantos outros que nasceram na humilde condição humana, mas que se tornaram gigantes no coração.
Ao mesmo tempo, não posso deixar de dizer que acredito que Deus esteve sempre com Nelson Mandela, mesmo naqueles 27 anos seguidos de trabalhos forçados. Mas só esteve porque Nelson Mandela o permitiu. E como o permitiu?
Ao deixar os seus interesses pessoais para terceiro plano quando o mundo precisou dele. Ao lutar e pondo a sua própria vida em risco, em prol de milhares que não conhecia o rosto, mas que conhecia a sua dor e a sua revolta. Meus amigos, quando deixamo-nos de pertencer a nós mesmos, passamos a pertencer à Humanidade. Passamos a ser a voz activa da dor mundial, da justiça e da liberdade. E é nesse momento que permitimos Deus entrar nas nossas vidas, ainda que não o façamos voluntariamente.
Por isso, louvo a personalidade de Nelson Mandela, por ser tão consciente da capacidade humana em mudar o mundo, e acima de tudo, de mudar o mundo pelas ferramentas correctas.
Outra coisa que retiro deste trágico e frágil momento para a Humanidade, e a alegria que acompanha sempre os Sul-Africanos em momentos tão tristes.
Admiro profundamente a capacidade que o povo africano possuí de honrar os mortos com alegria, danças e homenagens que nos tocam a alma. É assim mesmo que a morte deve ser encarada;
Uma passagem e uma memória. Uma passagem para algo ainda melhor e uma saudação à memória do ser que partiu.
Não se esperava outra coisa do "Tata" do povo Sul- Africano. Inflamou o coração de milhares e mesmo na sua morte, foi honrado da melhor e mais sentimental maneira;
Com sorrisos que não se apagam, tal como o seu legado.
Obrigado Nelson Mandela, por teres mostrado a mim, ao mundo e às gerações futuras, que o caminho para a paz é possível e bem real. Obrigado por tudo, e até já.
Que Deus te guarde no seu lote especial, naqueles que lutaram pela liberdade dos corações justos.
Ω Que Deus vos abençoe, e que a paz de Cristo esteja em todos nós
Sem comentários:
Enviar um comentário