domingo, 24 de novembro de 2013
Top 5 de passagens Bíblicas_ #1_ Como eu vos amei
#1
Chegamos ao topo do meu deleite bíblico!
Todos nós temos as nossas preferências, todos nós temos passagens que nos consolam o coração e renovam a nossa esperança.
Ao longo desta semana eu fui apresentado as minhas. Trata-se de passagens que falam de ansiedade, humildade, o poder da oração e acima de tudo o amor supremo de Deus.
Mas hoje chegamos à aquela passagem bíblica que me renova por completo a minha alma e me faz sentir esperançosa na salvação, na minha e na vossa.
Qual foi a mensagem suprema que Jesus veio anunciar ao mundo? Eu, pessoalmente, acredito que Ele veio anunciar o amor. O Amor incondicional de Deus, e nos mostrou que em Deus a nossa vida estará salva. Salva de toda a inquietude, salva de toda a ansiedade em que vivemos neste mundo. Acima de tudo veio-nos dizer, que sejamos quem formos, SOMOS AMADOS POR DEUS, cada um na sua especial e confortante maneira.
Por isso que esta passagem é tão importante, mas deixo ao vosso critério para julgar e avaliar a beleza e a alegria da mesma;
"Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.
Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia."
João 15:9-19
Nesta passagem vou fazer uma leitura mais expansiva.
ø "Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor."
Aqui, e nas frases seguintes, Jesus nos mostra como este amor de Deus foi-nos trespassado por seu intermédio, pela Sua meiguice, pela Sua bondade, pelo Seu amor incondicional pela Humanidade.
Pede-nos também para permanecermos no Seu amor! Reparem, Jesus não nos obriga, Jesus não nos ordena. A mensagem de Jesus é tudo menos castigadora e autoritária. A mensagem de Jesus, meus amigos, é puro amor. Pois só quem ama verdadeiramente, dá a oportunidade de escolha. Só quem verdadeiramente ama põe o bem dos outros acima do nosso. Só quem verdadeiramente ama se "sacrifica". Que tocante, pelo menos para mim, saber que Jesus, muito antes da minha existência já me amava. Aliás, ainda mais tocante, é saber que apesar de tudo me continua a amar, todos os dias continua a dar-me provas que nunca abandonou. E estou eternamente grata por isso.
ø " Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei."
Jesus ainda vai mais longe: nos convida a ser como Ele. Jesus nos convida abertamente para caminharmos para a santidade. E a santidade não é nada mais do que ver amor em tudo que nos aparece à frente. A santidade é ver Deus em tudo e tudo em Deus. A santidade é praticar o amor sem medida.
Jesus ama-nos tanto que nos trata por "amigos". Não somos servos, destinados apenas à ordem e a subjugação. Não, meus amigos, Jesus liberta-nos, aproxima-nos de Deus e nos apresenta como Seus filhos. É esta a maravilha de ser cristão! É sentir-mos profundamente e geneticamente ligados ao Espírito Santo, ao Espírito de Deus! E para nos sentirmos assim, não podemos apenas dizer " Eu amo Deus". Porque Deus não está apenas no "Céu", Deus está em todo o rosto a precisar duma palavra amiga, dum sorriso, dum conforto, duma esperança, duma ajuda. Deus está em todos nós, e virarmos a cara a algum, é virarmos a cara a Deus. Querem mesmo fazer isso? Querem virar a cara a quem vos amou muito antes de vós nascerdes?
ø " Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim."
Muitas vezes ouço: " Para quê fazer o bem? Parece que os bons pagam sempre e os maus continuam a fazer o que lhes apetece e ainda sobra tempo."
É verdade, fazer o Bem é uma das tarefas mais difíceis do mundo. Porque isso significa muito e muito sacrifício. Sacrifício da nossa vida pessoal, do nosso individualismo e egoísmo que cada um carrega.
O caminho do bem é sempre o mais difícil e muitas vezes, parece que a vida nos castiga por sermos bons. Mas uma coisa posso-vos dizer: O Bem, ainda que difícil é das coisas mais compensadoras deste mundo! Nos levita, nos faz sentir uma alegria interior que nos renova, é um elixir para a consciência e para o coração. Fazer o correcto é sempre muito mais compensador que o mal. Porque o mal, roí e destrói a nossa alma, aos poucos, e nunca retiramos dela uma verdadeira felicidade ou alegria.
Muitas vezes quem faz o Bem é mal visto, é mal encarado, é mal interpretado, aliás é ainda chamado de "parvo", "ingénuo" e "inocente".
Para todas as pessoas que se sentem afectadas por tais palavras, só vos quero lembrar que se Jesus, o ser mais santo, puro e bondoso que caminho na Terra, foi morto sem justiça nem piedade, que foi escarnecido e gozado por fazer apenas e nada mais que o Bem, como pensam que as pessoas vão-vos encarar? Vão-vos odiar, gozar e repelir.
E sabeis porque? Jesus diz-nos: Porque não sois deste mundo. Quem faz o Bem pertence a uma esfera muito mais divina do que podemos imaginar. E não se importem se vos estragam a vida, ou vos levam a melhor, costumo dizer que se seguirmos a nossa consciência ao encontro de Deus, então as nossas acções estarão justificadas. Nunca façam o Bem e o que é correcto só porque isso vos vai trazer aplausos, façam-no por Deus e verão a magia acontecer no vosso coração.
Um bem haja a todos.
Ω Que Deus vos abençoe e que a Paz de Cristo esteja em todos nós!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário