![]() |
ALMA - Autoria de Tânia Silva |
"O MEU FARDO É LEVE E O MEU JUGO É SUAVE"
Tenho muito recentemente me debruçado sobre questões da alma, quer cientificamente, quer religiosamente, mesmo que, a meu ver, elas (áreas) se complementem.
Sinto constantemente que a alma pode e deve ser alimentada. Sinto que muitas vezes o nosso dia a dia nos sobrecarrega quer mentalmente como fisicamente, mas que há sempre algo ansioso, há sempre um interior que remexe na esperança que o revivámos.
Eu acredito-me que é a alma a demonstrar carência de Deus. Eu acredito-me que é alma, que tal como um bébé chora quando precisa de alimento, conforto, limpeza e perdão.
A alma é a nossa essência mais pura, por vezes a mais intocável por nós, mas é a nossa ligação umbilical com Deus. É atravês dela que Ele nos alimenta, com a Sua Palavra, é através dela que Ele nos abraça, nos dá carinho, perdão e esperança com o Seu Filho Jesus Cristo, e por fim, Ele nos limpa através do Espírito Santo e nos ilumina para um novo dia e/ou uma nova etapa.
Quando Cristo tocou na terra em que caminhamos, que sorriu com os demais, que se alegrou com a fé e a esperança de muitos, a alma conheceu Deus em estado físico e ela se alterou. Ninguém ficou ou fica indiferente a Cristo. A sua mensagem combinava com as suas obras e acima de tudo Jesus Cristo foi um embaixador da Paz, Amor, Justiça e Verdade. Não haverá ninguém como ele que nos alimente a Alma que nos dé ánimo, que nos rejubile e que nos faça renascer a cada etapa da nossa vida.
Contudo a alegria de O seguir tem um preço, preço esse que não cabe ao entendimento humano mas sim ao do Espírito de cada um; O seu fardo sobre nós é leve, pois quem ouve, medita e põe a pratica as palavras do Senhor sabe que por muito poderosas e incompreensíveis possam ser, no fim, nos transmitem uma sensação de transcendência, de calor, afecto e alegria. As condições para O seguir estão disponíveis a todos os Ser Humanos, pois o que Ele necessita é que nos reconectemos com o nosso natural cordão umbilical; Que Deus volte a fazer parte da nossa necessidade diária, e que nos alimentemos da alma e não dum mundo material, pois esse, a pouco e pouco se degrada e apenas a nossa essência, personalidade, em suma, alma, se mantêm.
Meus amigos, meus caros leitores, o que vos peço é fácil. Tentem dar um espaço diário a Deus, para que ele tenha oportunidade de cuidar de nós, de nos guiar e inspirar, pois não é fácil ir arrumar uma casa quando esta tem a porta fechada.
Abri os vossos corações e as vossas almas a Deus e sintam a verdadeira alegria de viver.
Peço por fim, que Deus nos alimente sempre a nossa alma para que ela prevaleça neste mundo, e que através dela a Sua Vontade seja reproduzida.