segunda-feira, 29 de abril de 2013

"O MEU FARDO É LEVE E O MEU JUGO É SUAVE"

ALMA - Autoria de Tânia Silva

"O MEU FARDO É LEVE E O MEU JUGO É SUAVE"
Tenho muito recentemente me debruçado sobre questões da alma, quer cientificamente, quer religiosamente, mesmo que, a meu ver, elas (áreas) se complementem.
Sinto constantemente que a alma pode e deve ser alimentada. Sinto que muitas vezes o nosso dia a dia nos sobrecarrega quer mentalmente como fisicamente, mas que há sempre algo ansioso, há sempre um interior que remexe na esperança que o revivámos.
Eu acredito-me que é a alma a demonstrar carência de Deus. Eu acredito-me que é alma, que tal como um bébé chora quando precisa de alimento, conforto, limpeza e perdão.

A alma é a nossa essência mais pura, por vezes a mais intocável por nós, mas é a nossa ligação umbilical com Deus. É atravês dela que Ele nos alimenta, com a Sua Palavra, é através dela que Ele nos abraça, nos dá carinho, perdão e esperança com o Seu Filho Jesus Cristo, e por fim, Ele nos limpa através do Espírito Santo e nos ilumina para um novo dia e/ou uma nova etapa.

Quando Cristo tocou na terra em que caminhamos, que sorriu com os demais, que se alegrou com a fé e a esperança de muitos, a alma conheceu Deus em estado físico e ela se alterou. Ninguém ficou ou fica indiferente a Cristo. A sua mensagem combinava com as suas obras e acima de tudo Jesus Cristo foi um embaixador da Paz, Amor, Justiça e Verdade. Não haverá ninguém como ele que nos alimente a Alma que nos dé ánimo, que nos rejubile e que nos faça renascer a cada etapa da nossa vida.
Contudo a alegria de O seguir tem um preço, preço esse que não cabe ao entendimento humano mas sim ao do Espírito de cada um; O seu fardo sobre nós é leve, pois quem ouve, medita e põe a pratica as palavras do Senhor sabe que por muito poderosas e incompreensíveis possam ser, no fim, nos transmitem uma sensação de transcendência, de calor, afecto e alegria. As condições para O seguir estão   disponíveis a todos os Ser Humanos, pois o que Ele necessita é que nos reconectemos com o nosso natural cordão umbilical; Que Deus volte a fazer parte da nossa necessidade diária, e que nos alimentemos da alma e não dum mundo material, pois esse, a pouco e pouco se degrada e apenas a nossa essência, personalidade, em suma, alma, se mantêm.


Meus amigos, meus caros leitores, o que vos peço é fácil. Tentem dar um espaço diário a Deus, para que ele tenha oportunidade de cuidar de nós, de nos guiar e inspirar, pois não é fácil ir arrumar uma casa quando esta tem a porta fechada.
Abri os vossos corações e as vossas almas a Deus e sintam a verdadeira alegria de viver.

Peço por fim, que Deus nos alimente sempre a nossa alma para que ela prevaleça neste mundo, e que através dela a Sua Vontade seja reproduzida.


sexta-feira, 26 de abril de 2013

EIS AS TUAS OVELHAS SENHOR

"Eis aqui as tuas ovelhas Senhor " - Autoria de Tânia Silva



"Naquele tempo, Jesus disse:
"As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem.
Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.
Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai.
Eu e o Pai somos um”. "

JO 10, 27-30

EIS AS TUAS OVELHAS SENHOR!
Reconhecemos que desde muito cedo atrocidades foram acontecendo no palco que é de todos nós, este mundo, que já viu as maiores desgraças, torturas e calamidades. Este mundo por vezes dorme mergulhado numa escuridão tamanha que é difícil voltar a acender a chama da alma terrestre.
Ao longo da História fomos vendo egípcios torturarem escravos, vimos romanos a proclamar o seu peso no peito dos oprimidos e submissos, gregos a proclamar guerras sem fim entre os do mesmo sangue em prol de território.
O mundo tinha tanta sede de luz nessa altura, o mundo vivia tão apagado. E sentia medo, como uma criança que acorda assustada no meio da assustadora, vazia e oca escuridão.
Acredito piamente que Jesus Cristo veio acender a chama eterna no coração do mundo. Sua marca nunca foi nem nunca será esquecida.
Jesus veio e consolou os escravos, libertou as mordaças dos oprimidos e acalmou os corações. Jesus veio e falou uma linguagem que ninguém estava habituado; o verdadeiro amor.
O amor que se sentia, o amor que era justificado pelas obras e palavras, o casamento perfeito entre o exemplo e a lição.
Jesus com a sua alegria, amor por nós, pelo Pai, cravou em nossas peles, em nossas almas um selo que nunca mais nenhuma civilização conseguiu marcar. Jesus marcou-nos como filhos de Deus, como ovelhas, a quem o Pai ama a todas, sem pensar duas vezes em reconciliar-se com as suas ovelhas e rebanho.

Há imensas ovelhas negras neste mundo, mas Cristo não se importa de ir ao fim do mundo e trazer a ovelha perdida, pois o " céu alegra-se mais por uma ovelha que perdeu-se e foi encontrada do que todos os justos."
É óptimo perceber que teremos sempre a misericórdia de Deus, é óptimo perceber que por muito mais perdida que esteja, terei sempre o meu pastor pronto a resgatar-me, caso eu queira ter voz para o chamar.

Pois ele morreu para mim, por vós, por todos nós, os que já viveram, vivem e viverão. Ele morreu para que com a sua vida o mundo jamais se perdesse de novo e encontra-se consolo nas mãos de Deus, pois dele provém a verdadeira felicidade e paz. Só Ele te preenche esse vazio, só ele guia verdadeiramente para o caminho certo, pois Ele é " o caminho, a verdade e a vida". Jesus Cristo morreu por nós, pelas suas ovelhas e hoje, quero mostrar a Cristo o quão as tuas ovelhas desejam não se perder.

EIS AQUI AS TUAS OVELHAS SENHOR!

Pessoas que acreditam piamente que és o Salvador do Mundo e da nossa alma, pessoas acreditam que através dos teus ensinamentos conseguirão viver em paz e de comunhão com os outros. Eis aqui as tuas ovelhas Senhor, que ás vezes se perdem, mas que gritam com toda a voz que o coração possuí para que as resgates de novo e voltem a ti.
Eis aqui as tuas ovelhas senhor, dispostas a serem pastoras também, de maneira que procurem as ovelhas perdidas e através de nós, as consigas trazer de novo a " nossa casa".
Ajuda-nos pois nesta missão, a sermos boas ovelhas, mas ao mesmo tempo a resgatar as que se perdem.



EIS AQUI SENHOR, o meu coração e vontade á sua disposição. Seja feita a sua vontade, em mim e no mundo, mas peço-vos que nos conceda a graça de o tornar um pouco melhor.



quarta-feira, 24 de abril de 2013

QUÃO FUNDA É A TUA ALMA?

"Quão funda é a tua alma? - Autoria de Tânia Silva"

QUÃO FUNDA É A TUA ALMA?
Quão funda é a tua alma? Será que ela alberga apenas os teus sentimentos, emoções, memórias e essências? Estaremos apenas confinados a isso?
A uma "coisa" que paira sobre um sítio que nem nós podemos ver?


Não meus amigos, a nossa alma é muito mais funda, e mais funda e profunda se torna quanto mais deixarmos Deus e a sua imensa Felicidade entrar em nós.
A fê, o encontro máximo,pessoal e maravilhoso com Deus dá-se atravês do momento em que aceitamos, tal como um esposo ou uma esposa, assumir um compromisso vitalício com ele. Compromisso esse que cresce e vai ganhando forma, á medida que caímos  erramos, enfraquecemos mas também á medida que nos levantamos, corrigimos e nos fortalecemos. E para isso temos a sua dócil mão, o seu coração misericordioso e sua belissíma capacidade pedagógica de nos ensinar como a vida deve ser realmente vivida.

Jesus não veio ao mundo para julgar-nos, ele veio para salvarmos-nos de nós próprios. Jesus não veio ao mundo apenas espalhar a Palavra de Deus, Jesus veio e mostrou-nos que é possível levar uma vida tão saudável,dócil e plena seguindo o modelo de paz e amor que Deus nos proporciona quando "abraçamos" a sua causa.
Jesus é o Grande e Eterno pedagogo, pois ele não pregou em praças para anónimos, ele entrou, ele entrou nas casas das pessoas, ele entrou em nós, e nos invocou a participar na alegria de viver em plena
Felicidade. E será que nós estaremos prontos para deixa-lo entrar de maneira eficaz e permanente?
Penso que a nossa vontade ás vezes é abafada pelo nosso dia-a-dia, com a agitação, o stress e os problemas circundantes ao nosso coração. Mas penso que se nos dedicarmos um pouco a Deus, nem que seja por minutos, abrir-lhe o nosso coração, estaremos a contribuir para que o nosso dia tenha realmente valido a pena, pois "nem só de pão vive o homem, mas sim da palavra de Deus", e a conversa mais íntima que possamos ter com ele, é quando realmente lhe dedicamos um tempo.

Ao mesmo tempo, Jesus Cristo, o nosso redentor, o nosso mestre e pastor veio ao mundo iluminar-nos a Alma atravês do Espiríto Santo e a Graça do seu amor. Ele trouxe ao mundo a luz á muito extinta. Ele trouxe a luz da esperança, do perdão, do amor e pela paz infinita.
Ele trouxe a luz da tua alma, e deu-lhe motivos para ser grandiosa, Jesus deu motivos á tua alma para ela se transcender a qualquer limite físico.
Jesus deu á tua alma a eternidade.

E por isso, digo-vos, a nossa alma é muito mais funda, quando Cristo nos ilumina o caminho.

Peço ainda a Deus, ilumina as enumeras almas que ainda não conseguiram abrir o coração ao teu amor nem permitiram que acendesses a tua chama eterna na alma.
E para aqueles em que a luz da tua presença brilha, na fé e no amor, aumenta a chama, aumenta a alegria e a confiança, para que possamos juntos, iluminar o reino de Deus, atravês da nossa alegria por viver com e por Cristo.

terça-feira, 16 de abril de 2013

CAMINHAS SÓ?

Qual é o teu significado? - Semi Autoria de Tânia Silva

CAMINHAS SÓ?
Quantas vezes me perguntei, se o caminho que percorria ou percorro é o correcto. Quantas vezes a dúvida viveu na minha cabeça e alma, quantas as vezes eu não me senti merecedora de determinada felicidade.
Quantas vezes nos sufocámos com os nossos erros? Quantos de nós já não se sentiu sozinho no seu caminho, na sua casa, no seu coração?
Quem nunca se sentiu solitário na sua cruz?


Quem nunca se sentiu assim, admiro-vos a força espiritual. Quem nunca se sentiu assim admiro a vossa capacidade para andar em passos correctos.
Mas sei que muitos de nós, se não todos, já se sentiu assim pelo menos uma vez na vida.
Abandonado, entregue á sua fraqueza e tristeza e com uma sensação de abismo iminente.
Eu vivia assim, atordoada pelo o que o passado me tinha proporcionado e aterrorizada com que o futuro trouxesse. Eu, embora sempre rodeada por muitos, embora sempre alegre e confortada, muitas vezes me senti sozinha, como se algo faltasse na minha vida, para que tudo que de bom recebia fosse consumado na sua plenitude.

E quem nos poderá aconchegar na nossa solidão existencial? A quem poderemos confiar o nosso dia-a-dia? Pois é, a resposta, como em tudo nesta vida, é Deus.

Deus na sua eterna loucura por nós, e continuo a achar Deus um "louco" por acreditar e nos amar tanto, nos Enviou o Seu Filho, esse ser que me arrepia o corpo e a alma, esse Ser que em terra nos ensinou a amar-nos, a não olharmos para aparentes diferenças, a deixar aos poucos os hábitos do mundo mudano, para passarmos para uma vida verdadeiramente libertadora, baseada na fraternidade e no amor ao próximo, pois isso, e apenas isso, em conjunto com a oração, nos sacia a existência.

Qual é o significado da vida? Bem, para essa pergunta, as respostas são infinitas, mas todas tem a sua essência em Deus. Tudo nos conduz a Deus e só é verdadeiramente consumado, quando nós o aceitámos de verdade, em plena consciência e com um coração que acima de tudo procura a Paz na terra, entre os povos, entre os conflitos, entre os necessitados, entre tantas outras culturas. Os nossos objectivos só alcançarão o "Nirvana" quando entregarmos o coração a Deus. Aí sim, deixaremos de nos sentir só. Ele passa a habitar em nós, mesmo nos momentos que caímos, nos momentos em que errámos, ou nos momentos em que nos abandonamos. Deus, a partir do momento em que o deixas entrar, não te abandona, porque tal como um Pai que abre sempre a porta ao seu filho, Deus abre sempre a porta da misericórdia.

Pois é, andei a minha vida toda a perseguir sonhos e determinações e a perguntar onde estava verdadeiramente Jesus, quando lhe bastava abrir a porta do meu coração.
Andei toda a minha vida a procurar um significado, a procurar o seu amor, quando me bastava era ir para a outra margem.


E agora que estou na outra margem, não caminho só, pois reconheço que preciso de Cristo, para me guiar No Caminho, para me mostrar a Verdade, e para me aquecer no Amor. Eu preciso de Cristo para a minha vida ter um sentido, um verdadeiro sentido.

E agradeço a Deus, com todo o meu coração, por me ter dado o sorriso que possuo, agradecer pelas pessoas absolutamente incríveis que me rodeiam, pois sem elas, eu não seria mais que uma alma que não se tinha encontrado, pois sem elas, eu não veria o rosto de Deus todos os dias, no amor que expressam por mim e eu por eles.

Um obrigado, a todos vós por existirem e que Deus vos abençoem.

domingo, 14 de abril de 2013

SUPER COLA DIVINA


Todos nós precisamos de conserto, que tal um Divino? - Autor desconhecido



SUPER COLA DIVINA
A planta existe em quanto semente, mas precisa de algo que a acolhe, a terra, e precisa de tempo, cuidado e paciência enquanto cresce. Primeiro nasce a raiz, depois o caule, as folhas, a flor e por fim, o fruto, ou então a continuação da sua existência por meio dos seus descendentes.
O mamífero gera-se e vive no ventre da mãe até nascer, aprende a andar, a correr, a comer, a seduzir, a acasalar e por fim a resguardar-se.
Dizei-me então, se tudo é um ciclo evolutivo, não será também a nossa alma e a relação com Deus evolutiva? Não será que o mundo está predestinado a evoluir?

"Deus como um bom pedagogo que é vai ensinando o mundo aos poucos, pois o entendimento alargar-se com o passar dos séculos. Era necessário todas as provações deste mundo para que nós um dia cheguemos a um estado de perfeita união entre nós e Deus com tudo que ele criou desde ao mais infimo animal ao maior dos seres"

Pois é, os vossos pais vos ensinam, mal nascem, as provações da vida? Começam logo a andar, a apertar cordões e a fazer trabalhos de casa de algo que ainda não entendeis? Se os nossos pais esperam para nos revelarem as etapas de vida, como é que Deus, o nosso pai infinito, que nos ama numa tal loucura, não nos iria revelar as coisas a seu tempo?
O nosso recém papa Francisco I , disse que não havia pecado que Jesus não perdoasse. Então porque é que vivemos atormentados pelos nossos erros, pelas nossas recaídas?
Meus caros, não é Deus que nos faz sentir isso, é a nossa culpa, é a nossa fraqueza espiritual humana.
Deus aos soprar-nos o seu Espiríto e amor no ventre da nossa mãe, deu-nos uma coisa que mais ninguém neste mundo poderá verdadeiramente dar: O livre arbitrio.
Vós podeis sempre escolher entre o Bem e o Mal, vós podeis sempre escolher entre o caminho fácil e o caminho difícil, vós podeis sempre escolher se estão sempre tristes ou sempre alegres, e por fim, podeís sempre escolher se acolhem Jesus no vosso coração ou não.
Deus não nos castiga, Deus não nos maltrata ou joga com as nossas vidas como se fossemos meros peões dum jogo de xadrez. Não, Deus, põe-nos á prova, sobre qual o caminho que escolheremos perante uma má fase, situação ou momento. Podes sempre enfrentar o mundo com Ele com um sorriso, ou ficar confinado á tua solitária existência e a tristeza da tua sufocante culpa.
Jesus Cristo veio para nos libertar, para dizer que nunca é tarde, nunca nada está verdadeiramente perdido, e que a vida em Deus é alegria, paixão, verdade, justiça mas acima de tudo meus caros leitores a vida em Deus é AMOR.

E também a cola, a Super Cola, a qual chamo Divina, que nos conserta, que nos tonifica e nos torna mais forte nas nossas maiores rachaduras ou fraquezas. Ele conserta o nosso coração, onde a alegria se intensifica, onde a esperança ganha força, e a fé impera. A quem receber a cola de Deus, nunca mais tem medo de cair, pois Ele está, paciente, como uma doce mãe que cura das tuas feridas. Deus está lá, pronto para tratar da tua alma e te consertar.



Que saibamos sempre discernir as etapas da nossa vida e encara-las com positivismo, pois dele nasce a Esperança, o Sonho e Determinação.



quarta-feira, 10 de abril de 2013

A LOUCURA DE DEUS

Autor Desconhecido



A Loucura de Deus

Já reparaste na loucura que é o amor de Deus? Já reparaste que entregou o Seu Filho muito Amado para  que tivesses a vida eterna, mesmo muito antes de nasceres e compreenderes a sua grande misericórdia?
Já viste o quão louco é por nós, tal como um companheiro enamorado, que chega ao ponto de nos perdoar vezes sem conta, como um marido fiel que espera que honremos o compromisso?
Já viste a loucura do amor de Deus que te enviou Cristo não para te apontar o dedo, mas para que possas em Cristo conhecer o verdadeiro sentido da amizade, da confiança, amor e paz? Ele não trouxe o Seu Filho para que desesperasses e sufocasses na tua própria culpa, mas para que tu possas viver livre e feliz o resto da tua vida.
Deus fez-se Homem, para que o Homem se aproximasse Dele.

Eu acredito que o amor de Deus é mesmo isso, loucura, uma doce e tão tentadora loucura, que não é entendida na sabedoria humana, mas que pode ser sentida nas emoções do Homem. Quem realmente abre o seu coração á paz, ainda que sem lhe dê um nome específico, é filho de Deus, pois "Bem Aventurado aquele que promove a paz" que conhece e se aproxima do projecto de Deus para o Homem. E feliz é aquele que não compreende tudo isto, mas o sente no coração, através das suas obras e palavras.


Hoje, tenho o exame mais importante da minha vida. Não me traz a felicidade económica mas a verdadeira felicidade, a da alma.


Peço então a Deus que me ilumine com o seu Espirito, que eu seja exactamente um instrumento ao serviço da sua vontade e sabedoria, para que eu cada vez mais, me possa iluminar á sua imagem , para seguir o meu caminho, junto á sua doce e mais bela loucura, o amor que sente por mim, por ti e por todos nós.

terça-feira, 9 de abril de 2013

TU ÉS A LUZ DA MINHA VIDA

Tu és Luz - Autoria da Tânia Silva



"Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de David e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então disse-lhe: “ Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Daivd. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacob, e o seu reino não terá fim.”
Maria perguntou ao anjo: “ Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?
O anjo respondeu: “ O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parente, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível. Maria, então, disse: “ Eis aqui a serva do Senhor; Faça-se em mim segundo a tua palavra! E o anjo retirou-se."
Lc 1, 26-38

TU ÉS A LUZ DO MINHA VIDA
A Virgem Maria foi uma mulher cheia de graça, que pela sua santidade, trouxe o mais puro presente de Deus ao mundo;
O Seu Espírito derramado em Seu filho Jesus Cristo. Mas também foi uma mulher cheia de determinação, cheia de paciência e um amor enorme por Deus, pois suportou tantas dores que duvido que qualquer mãe consiga suportar. E suportou-as com humildade e graça, guardando tudo para si, tal como quando seu filho ficou no templo,como quando, desesperada e cheia de dor no seu peito viu o seu filho ser crucificado por crime algum, apenas por ter amado e ensinado o homem a ser bom, justo e humilde.  Mas ao mesmo tempo guardava no seu peito a obrigação de aceitar isto como a prova da enorme e majestosa graça de Deus, que trouxe ao mundo o Seu Filho muito amado para sacrifício de todos os nosso pecados.
Maria para mim é então um modelo exemplar e a minha fé nela aumenta de ano para ano. Não houve oração que lhe tenha dirigido que tenha sido esquecida nas suas intenções e sempre me ouviu e intercedeu por mim junto a meu Pai. Como tal, a minha admiração por esta mãe, por esta nossa Santa Mãe, Mãe de todos nós, que zela e cuida pelas nossas intenções e acções , e que tanto amor tenho por ela.
Acredito-me piamente que por intermédio de Nossa Senhora, as maiores benções da minha vida vieram. Foi atravês dela que conheci a pessoa mais pura do mundo e que guardo o seu afecto como se fosse o maior tesouro do mundo. Foi atravês dela que acredito que Deus aparou-me muitas vezes, a mim e a aos meus.

E isto tudo porquê? Porque a Virgem Maria deu á Luz o Filho de Deus, mas ela deu muito mais que isso. Ela deu a Luz a todos nós, ela, com o seu filho iluminou este mundo e continua a iluminar, com o seu exemplo , amor, bondade, santidade e glória. Porque nos deu a Luz que exalta a Paz, o Amor, a Verdade e a Justiça. Ela deu-nos a Luz que tanto nos ama e aquece e  ilumina a nossa vida.


E por tudo isto, a Virgem Maria é bendita no meu coração pois permite-me chegar á Luz, á verdadeira Luz que tento sempre que me ilumine nas palavras e nas vontades.


E um grande bem haja a todas as mães, que por meio dos seus filhos, foi-lhes emprestado o poder de compreender um pouco do amor divino.

Virgem Maria te peço, olhei por nós todos, e roguei conosco para que junto de Deus alcancemos a misericórdia e a sabedoria de vermos o mundo como ele verdadeiramente é: uma obra prima de Deus.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

AUMENTA A TUA PAZ

"Aumenta a tua paz" - Tânia Silva


AUMENTA A TUA PAZ
Hoje venho-vos falar de aumentos.
Não, desta vez não se trata de aumentos económicos nem um aumento no vosso salário, embora que a segunda opção fosse uma boa visão...

Bem, eu, como sempre venho-vos falar em matéria de coração.
Um aumento do coração? Não, um aumento de Fé e de Paz...



Quando os discípulos de Émaus voltaram para falar do que tinha acontecido, apareceu-lhes de novo Jesus. E como foi difícil para eles acreditarem logo que estavam perante um Cristo ressuscitado, com um Cristo que triunfalmente cumpriu tudo o que se tinha dito sobre Ele e que triunfalmente venceu a morte. A sua alegria foi difícil de obter, pois pensavam estar perante um fantasma mesmo Cristo mostrando as marcas da Sua dor nas mãos e pés, e foi inclusive preciso comer diante deles.
Pois é, foi difícil para eles entender este maravilhoso mistério, mas assim que o entenderam, se jubilaram  e foram manifestando a alegria de Cristo por todo o mundo.

Foi difícil.... Mas será que hoje, em pleno século XXI, não será igualmente difícil acreditar por vezes na Ressurreição de Cristo? Acordamos e deitamos-nos convictos na alegria constante que essa acção implica para nós, para a Humanidade para os nossos corações?
Sinceramente acredito que não, e acredito que a dúvida mora sempre na nossa alma, apenas saciada pelos corações mais despertos e motivados.
Como superar então as nossas falhas? Como superar todas as vezes que nos afastamos Dele, por uma má atitude, por uma má resposta, uma má acção? Não superamos, no máximo aprendemos a lidar com elas, pois o essencial da evolução pessoal não é o encontro da perfeição, mas sim o encontro com a paz interior, que se formos a ver, nos leva sempre a Cristo.
A única coisa que podemos realmente fazer é aprendermos com os nossos erros e trabalhando neles, ao mesmo tempo que pedimos para que aumente a nossa fé, que por muitas vezes é tão forte e depois tão frágil....

Proponho também que aumentemos o nosso nível de paz. E como? Vivendo! Vivendo dia a dia, como se amanhã não existisse e hoje fosse o único dia que tivéssemos oportunidade para viver o que tanto ansiávamos  hoje é o dia para darmos um passo em frente, para darmos um passo atrás, para aprender com isso e aumentar dois á corrida. Hoje é o dia para ires de encontro aos outros, pois eles estão á espera de ti á tanto mas tanto tempo. Os corações anseiam sempre partilhar a sua essência, e a tua vinda será sempre o nirvana que essa alma procurou. 


Incito por isso á amizade, á fraternidade, á palavra e ao amor, tal como Cristo promoveu aos seus seguidores na altura, e promove agora.
Jesus faz com que haja um reencontro com as nossas feridas e que as saremos, mas também pede que tratemos das feridas dos outros, e acima de tudo, a sarar as feridas das amizades.
Com Cristo podemos e conseguimos estabelecer uma aliança eterna, uma amizade sem interesses materiais, com Cristo amar é sempre a segurança, a segurança da paz, da alegria e de que estamos vivos.

E mais do que nos sarar, "casar com o amor" , Cristo ajuda-nos, que a Palavra chegue a todo o lado, partilhando o sentido de jubilo por todas as nações, e que todas as nações, um dia, se tornem unas, na prosperidade, igualdade, justiça e valores.


Aumentem a vossa paz, vivam, e acima de tudo, vivam em Cristo, pois só ele nos traz a verdadeira felicidade. Tudo o resto é trazido pela Fé, esse grande veículo entre nós e Deus.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

ABRE O TEU CORAÇÃO AO FOGO DA AMIZADE


AMIZADE - Autoria de Tânia Silva

AMIZADE
O Evangelho de hoje fala-nos dos discípulos de Émaus, que na sua profunda tristeza duvidaram do propósito de tudo, que se reencontraram através de Cristo e que continuaram o seu caminho anunciando a alegria de Cristo ressuscitado.
Reduz a tão simples palavras a nossa jornada como seres humanos... a nossa dúvida constante, a nossa redescoberta dos nossos valores, a nossa redescoberta constante com Jesus e por fim o nosso caminho, expectantes numa evolução pessoal.
Será que sentimos a presença de Jesus em nós? Será que estaremos cegos para a sua presença, ou "abrimos os nossos olhos" e a nossa alma, conseguindo partilhar com ele a alegria que ele mesmo nos propõe? O nosso caminho mais próximo de Deus, da Verdade e do amor.

Esta leitura convida-nos também á fraternidade, a fraternidade que experimentamos em cada Eucaristia com a comunhão de Cristo, onde ela é a réplica constante da nossa alma, que se vê enriquecida com um bocado de Cristo, dentro de nós.
Convida-nos a partilha da celebração da vitória sobre a Morte, através do nosso Salvador, criando, entre nós uma comunidade mais verdadeira, mais una e mais rejuvenescida.
Mas esta fraternidade não pode ser apenas encontrada na Eucaristia, mas sim no nosso dia-a-dia, se abrirmos o nosso coração a Deus e emprestarmos-nos os contornos das nossas vontades. Se com ele nos permitimos ir ao encontro daqueles que sofrem na solidão, no desespero e na tristeza.É ir com ele, de mão dada e dar a conhecer a amizade, uma das maiores bênçãos que Deus nos dá.

A amizade, essa chama que alimenta a nossa vida quando bem vivida, mas acima de tudo bem tratada. É claro que ao longo da nossa vida somos postos á prova com as nossas amizades, pois nem sempre sabemos o verdadeiro sentido delas. Só a aprendemos muito mais tarde nas nossas vidas, ou então, quando algo acontece e nos faz ver a importância que as coisas têm, ao ser sinceras.
Todos iremos encontrar maus amigos, pessoas que se aproximam de nós por algum interesse, mas que por voltas da vida acabam por o perder, ou então nos traem. Nem Jesus, que na grandiosidade enquanto Ser Humano e Filho de Deus, escapou de ter falsos amigos. Mas tinha que ser assim.
Aliás tem que ser assim na nossa vida. Se nunca tivermos um mau amigo, nunca saberemos o que é um guerreiro da amizade mais tarde, pois é com as derrotas, as lágrimas, que evoluímos e aprendemos, é com elas que se constroem fortes e grandes alicerces na nossa vida.

Eu sinto-me abençoada no que toca a amizade. Já conheci muita gente, de muitos lugares e de muitos feitios. Partilhei a minha vida, a minha alegria, mas também as minhas tristezas e desvaneios. Alguns foram, outros ficaram, uns passaram a odiar e outros passaram a "amar" o que eu era. A verdade é que, cada vez mais, dou valor a quem tenho, pois é verdadeiro. É tão verdadeiro que posso chamar a alguns irmãos. Embora, e a doutrina que sigo me diga que todos são meus irmãos, há um punhado de pessoas que podem não partilhar o meu sangue, mas partilham o código da minha alma.

E isso, meus amigos, é o paraíso, abrir o nosso coração ao fogo da amizade para que a sua chama nos consuma e nos aqueça para o resto das nossas vidas.
Ela é a virtude da vida, ela é a virtude de Cristo.


Um bem haja a todos os meus amigos, pois sem eles eu não seria o que sou hoje, nem seria o que serei amanhã, porque a minha vitória na vida e a minha aproximação de Deus também depende, e muito, deles.E um bem haja a todos que não se privam duma nova amizade, porque tal como os discípulos de Émaus, o nosso caminho é longo e nunca sabemos quem encontramos.


terça-feira, 2 de abril de 2013

RENASCER

Renascer - Autoria de Tânia Silva


RENASCER
A nenhum de vós vos apeteceu renascer de novo, colocar uma borracha na nossa vida e começar de novo ou então desaparecer por umas horas?
Pois é, o mundo ás vezes nos engole por inteiro, com as suas agitações, com as nossas obrigações, responsabilidades e aflições. Por muito que o homem continue a sua jornada do mundo, ele sempre se sentirá demasiado pequeno num mundo que aparentemente não espera por ele.
Não seria tão bom podermos renascer? Sentirmo-nos iniciantes de novo,mas com experiência, com carisma e confiança? Sim, era bom...

A questão é podemos.
Claro que não falo dum renascer de corpo, pois nunca conseguiremos, por muita tecnologia inventada, vencer a morte. Não, a Morte ninguém a vence, assim como ninguém vence a Vida, pois elas são duas etapas muito importantes no Ser Humano, sem serem necessariamente, o princípio e o fim.
Quando vos falo que podemos renascer, falo-vos do Espírito, do nosso coração. Mas como?

O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
Não se surpreenda pelo facto de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito.
Jo 3, 6-8

Pois é, descobri que todos os caminhos nesta vida, todas as respostas não vão dar a Roma, mas sim a Cristo.
A sua vinda a este mundo, mudou profundamente a maneira como as sociedades eram construídas, a maneira como a sociedade vivia para os outros. Mas acima de tudo, Jesus, veio trazer ao mundo uma nota de esperança, um ensinamento de amor, mas o mais importante, uma aliança de Renascença.
Ao sermos baptizados, no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, morremos enquanto homem velho, o homem que nasceu ignorante e na "escuridão", morremos cegos, para renascermos na Luz, na luz dos bons sentimentos, dos bons valores, de renascermos na sabedoria de Deus.
E isto não são palavras missionárias que vos trago. São o que realmente sinto, pois acredito que qualquer ser que carrega amor, paz, justiça , verdade e vontade de ser cada vez melhor ser humano, tem Deus dentro dele. Não me interessa que religião tem, só me interessa o amor com que ele vem.
Porque o amor é Deus, é a linguagem que não se ensina, mas que se educa.
Porque o amor une mil e um significados, une mil e uma culturas, porque o verdadeiro amor, esse, nos cura da monocromia do mundo. É nisso que acredito! Acredito que o amor é o nosso pedaço de Divino, a nossa oportunidade de começar, recomeçar, oh que maravilha, amar é ter Deus dentro de nós, amar é tornarmos-nos mais próximos da Verdade e só isso realmente interessa.
Renascer em Deus é darmos a nós próprios, a oportunidade de sermos cada vez, dia após dia mais felizes.

Mas renascer não pode nem deve implicar uma acção isolada. Um bom Cristianismo vive sempre no "nós", a ideia de tudo, é arrastarmos-nos uns aos outros para essa reconciliação com Deus, essa reconciliação com nós mesmos, e renascermos, com um único propósito, sermos Homens e Mulheres novas, capazes de levar, com actos, as palavras de Deus mais além.


Um bem haja a quem promove a sua re-descoberta, a sua renascença, pois ao se melhorar, está a tornar este mundo um pouco melhor, dia após dia. Cada acção, ainda que pequena, provida de amor, vai mudar o amanhã. 
Obrigado Humanidade, tenho muita fé em nós. =)

Que Deus nos ajude a unirmos-nos todos, e que sejamos profundamente felizes, sem dogmas ou preconceitos, Deus é amor, e amor é liberdade! =)

segunda-feira, 1 de abril de 2013

ROSALINA - Exemplo de Fé

"A minha Tia Rosalina" - Autoria de Tânia Silva


ROSALINA

"Rosalina é a alteração do germânico Rosalinda ou Rosalind, nome formado pela união das vozes hruot, " fama, honra e gloria", e lind, " escudo". A sua tradução é a de " a protecção da honra"
Santa Rosalina foi uma virgem e monja de origem provençal, do século XIV "


Possivelmente nenhum de vós conhece a Rosalina. Pois bem, eu achei por bem traze-la á luz da memória, da minha memória, pois foi também por ela que eu abracei Deus.
Esta senhora que vocês todos veem na imagem, foi a minha tia-avô Rosalina. A mais velha de 5 irmãs, desde muito nova começou a trabalhar e sempre ouvi o seu nome aliado a determinação. A minha tia morreu, se não estou em erro, em 2008 ou 2009 de complicações devido á velhice.
As grandes memórias que tenho dela são um rasgado sorriso quando me via, e me abraçava tão meigamente como euforicamente. Era bom o abraço da minha tia Rosalina.
A primeira memória que tenho dela, foi de ela me dar um grande livro dourado com letras a vermelho. Na altura não sabia ler e alguém mo leu. Dizia
" O meu livro de histórias biblicas". Como eu adorava aquele livro!
Primeiro porque tinha imagens tão bonitas e depois porque tinha sido um presente só para mim, e eu sentia-me muito especial, como sempre me senti especial dentro da minha amada família.
E quando comecei a ler, comecei a ler todas as histórias que dentro dela estavam, embora as fosse conhecendo pela minha mãe que tão pacientemente e alegramente todas as noites me contava uma história biblica. 
Quando a minha tia ligava cá para casa, e eu falava com ela, dizia-lhe sempre algo que tinha aprendido do livro, e a minha tia, quase chorava de alegria do outro lado do telefone. Como eu me sentia importante, e feliz!
Ela falava tanto de Deus e com um sorriso tão grande nos lábios. Acreditava tanto em Jesus que dedicava toda a sua vida a Ele. Mas também era severa quando algo não ia em conta a sua doutrina.
A minha tia-avó pertencia aquele grupo de pessoas que nós temos sempre tendência de não abrir a porta, a minha tia pertencia ás Testemunhas de Jeová. Ela, ia de porta em porta, pregando o que Jesus tinha feito e a alegria que isso podia trazer ás nossas vidas. Ela não parou um único minuto de insistir em converter as pessoas á verdadeira alegria e só parou verdadeiramente, quando o seu corpo não lhe permitiu mais continuar esse caminho.

Independentemente de concordarmos ou não com os dogmas das Testemunhas de Jeová, eles possuem algo que muitos de nós, homens e mulheres que abraçam a fé perdemos:
A veia missionária. De irmos de porta em porta, mostrando como podemos acender Cristo nos nossos corações. Esquecemos um pouco das pessoas, inclusive eu, aqui, confinada a um computador a falar para vós.

É importante voltar a ligar as pessoas, a pertencermos á comunidade, de chorarmos os seus prantos, mas também nos rirmos das suas alegrias e conquistas.

Devemos passar das palavras ás acções, pois se as palavras não tiverem fruto, morrerão na próxima tempestade e eu não quero "edificar a minha casa sobre a areia."


Achei que deviam de conhecer a minha tia Rosalina, uma protectora da honra, não da sua, mas de Cristo. Uma tia que só me ensinou amor, e apesar de qualquer defeito que tenha possuído, sempre fez as coisas com excelente intenção. Uma tia que também me ensinou que a fé está noutros sitíos, mas que mora num sítio mais universal que o ar, o coração de cada um de nós. =)


Um bem haja a todos vós, e Tia ao me lembrar de ti, é um sorriso que esboço com um enorme buraco no coração chamado saudade. Até sempre, conosco, comigo, com Cristo.

Corrupção

Ganância

Hoje venho falar-vos, dum tema que assombra corações há muitos e muitos anos; a corrupção.
E não vos falo de corrupção económica e judicial, falo da pior de todas, da corrupção religiosa que tão bem e ardilosamente se confunde com todas as outras.

"Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram á cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, dizendo-lhes: " Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. Se o governador ficar a saber disto, nós o convenceremos. Não vos preocupeis".
Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até o dia de hoje. " 

Mt 28, 11-15

Como o evangelho de São Mateus testemunha, a corrupção já vem desde o tempo de Jesus Cristo, e são muitas as passagens da Bíblia e até mesmo testemunhos históricos que atentam contra a verdade e rectidão dos homens.
Como o dinheiro e a subornação imperou neste reino de Homens tão mas tão frágeis...
O dinheiro, essa força tão poderosa que condiciona a vida de todos nós, e contrariamente à ideia que vende, não compra a nossa liberdade, pois cada vez mais, o mundo é escravo do poder, do consumismo, da corrupção e da violência.
Uma racha numa parede mestra pode significar a ruína de toda uma casa. Do mesmo modo, o dinheiro, a corrupção, a mentira e o engano pode significar a ruína e a queda da casa de Deus. E não pensemos que a culpa está apenas nos judeus, contrariamente perseguidos durante séculos como os culpados da morte de Cristo e de todas as enfermidades que Europa e o resto do mundo enfrentou.A culpa está no ser Humano, que movido por uma fé super pessoal, ou por um poder político, um cargo ou glorificação encobre, suborna e pratica a injustiça.
Digam-me, é isto que queremos para nós, homens e mulheres do século XXI?
Digam-me, é por isto, por dinheiro, pelo egoísmo e pelo mundo mundano que quereis ser regidos, cada vez mais prisioneiros de vós mesmos? É isto que quereis Cristãos, Muçulmanos, Judeus, Budistas e tantas outras religiões que abracem a Paz e o Amor nos seus preceitos?

A Igreja Católica em tantos momentos passados esteve profundamente e cruelmente mal, a começar nas cruzadas e a acabar na Inquisição. Mas tal como Cristo nos ensina, a Igreja não deve ser vista pelo passado mas pelo presente, pelo futuro. A Igreja, nós, somos o reflexo de Cristo, e se o somos, sabemos que a cada passo arrependido, estamos mais próximos de Deus. Ao mesmo tempo, e como disse anteriormente, quem faz a Igreja somos nós, milhares de crentes que em nome de Cristo se reúnem e festejam a sua vitória contra morte. Somos nós, e quem somos nós?
Simples humanos, simples homens e mulheres,alvos fáceis da nossa própria perversidade. Assim, não podemos uma fé inteira, por actos isolados de alguns homens que mal interpretaram ou distorceram a verdadeira palavra de Deus.

Deus não é dinheiro, nem nunca será ou venerará dinheiro. Deus ficará glorificado se as suas oferendas forem ofertas de paz aos nossos irmãos, se as nossas oferendas forem encher a boca dos famintos ou as nossas palavras encherem os corações dos desesperados.

" Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus "

Estão prontos para dar a Deus o que ele vos pede? Ele não vos pede santuários de pedra, ele pede-vos que viveis. VIVEIS, com ele, pois ele é o Caminho , a Verdade e a Vida. Viveis mais próximos do amor de Deus através da sentida e verdadeira oração, do jejum sincero e das boas obras silenciadas.
Não devemos, e por mim falo, glorificar-nos diante dos homens, porque esses aplaudem, tal como aplaudiram Cristo nos seus ensinamentos, mas no momento seguinte nos apedrejam com palavras, insultos e violência. Agradai os olhos de Deus, Uns Olhos que não Vêem dinheiro, mas sim amor, compaixão , misericórdia e obras.

Tenho um grande amigo meu, sacerdote, um puro e verdadeiro sacerdote que acredito carregar com ele o verdadeiro sentido de Cristo, que diz em homilia, inúmeras vezes:

"O verdadeiro pilar da Igreja sustenta-se em duas grandes bases, que sem elas, toda a Igreja ruirá. A oração e as boas acções, constituem o ÚNICO caminho até Deus."



The Child - Autoria de Steve Mccurry
Por isso meus caros leitores, deixemo-nos de mesquinhices, primeiro, ao apontar o dedo a actos isolados de loucura, pois serviram o dinheiro e a Deus. Não apontemos, pelo menos para eles. Apontemos para o céu e peçamos perdão por eles.
E em segundo, vivei, vivei muito, na alegria de Deus, ao ver um sorriso duma criança perante uma vossa boa acção. Vivei ao ajudar o irmão que vos magoou, vivei ao orar a Deus, em qualquer hora, em qualquer situação.
Vivei, e irão ver ...

A VIDA.

Um bem haja a todos que espalham a verdadeira mensagem de Cristo sem se deixarem iludir pelo poder, ganância e fortuna, e rezo para que Deus não me permita que eu caia no mesmo, assim como todos vós.

ÁMEN