![]() |
Ganância |
Hoje venho falar-vos, dum tema que assombra corações há muitos e muitos anos; a corrupção.
E não vos falo de corrupção económica e judicial, falo da pior de todas, da corrupção religiosa que tão bem e ardilosamente se confunde com todas as outras.
"Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram á cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, dizendo-lhes: " Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. Se o governador ficar a saber disto, nós o convenceremos. Não vos preocupeis".
Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até o dia de hoje. "
Mt 28, 11-15
Como o evangelho de São Mateus testemunha, a corrupção já vem desde o tempo de Jesus Cristo, e são muitas as passagens da Bíblia e até mesmo testemunhos históricos que atentam contra a verdade e rectidão dos homens.
Como o dinheiro e a subornação imperou neste reino de Homens tão mas tão frágeis...
O dinheiro, essa força tão poderosa que condiciona a vida de todos nós, e contrariamente à ideia que vende, não compra a nossa liberdade, pois cada vez mais, o mundo é escravo do poder, do consumismo, da corrupção e da violência.
Uma racha numa parede mestra pode significar a ruína de toda uma casa. Do mesmo modo, o dinheiro, a corrupção, a mentira e o engano pode significar a ruína e a queda da casa de Deus. E não pensemos que a culpa está apenas nos judeus, contrariamente perseguidos durante séculos como os culpados da morte de Cristo e de todas as enfermidades que Europa e o resto do mundo enfrentou.A culpa está no ser Humano, que movido por uma fé super pessoal, ou por um poder político, um cargo ou glorificação encobre, suborna e pratica a injustiça.
Digam-me, é isto que queremos para nós, homens e mulheres do século XXI?
Digam-me, é por isto, por dinheiro, pelo egoísmo e pelo mundo mundano que quereis ser regidos, cada vez mais prisioneiros de vós mesmos? É isto que quereis Cristãos, Muçulmanos, Judeus, Budistas e tantas outras religiões que abracem a Paz e o Amor nos seus preceitos?
A Igreja Católica em tantos momentos passados esteve profundamente e cruelmente mal, a começar nas cruzadas e a acabar na Inquisição. Mas tal como Cristo nos ensina, a Igreja não deve ser vista pelo passado mas pelo presente, pelo futuro. A Igreja, nós, somos o reflexo de Cristo, e se o somos, sabemos que a cada passo arrependido, estamos mais próximos de Deus. Ao mesmo tempo, e como disse anteriormente, quem faz a Igreja somos nós, milhares de crentes que em nome de Cristo se reúnem e festejam a sua vitória contra morte. Somos nós, e quem somos nós?
Simples humanos, simples homens e mulheres,alvos fáceis da nossa própria perversidade. Assim, não podemos uma fé inteira, por actos isolados de alguns homens que mal interpretaram ou distorceram a verdadeira palavra de Deus.
Deus não é dinheiro, nem nunca será ou venerará dinheiro. Deus ficará glorificado se as suas oferendas forem ofertas de paz aos nossos irmãos, se as nossas oferendas forem encher a boca dos famintos ou as nossas palavras encherem os corações dos desesperados.
" Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus "
Estão prontos para dar a Deus o que ele vos pede? Ele não vos pede santuários de pedra, ele pede-vos que viveis. VIVEIS, com ele, pois ele é o Caminho , a Verdade e a Vida. Viveis mais próximos do amor de Deus através da sentida e verdadeira oração, do jejum sincero e das boas obras silenciadas.
Não devemos, e por mim falo, glorificar-nos diante dos homens, porque esses aplaudem, tal como aplaudiram Cristo nos seus ensinamentos, mas no momento seguinte nos apedrejam com palavras, insultos e violência. Agradai os olhos de Deus, Uns Olhos que não Vêem dinheiro, mas sim amor, compaixão , misericórdia e obras.
Tenho um grande amigo meu, sacerdote, um puro e verdadeiro sacerdote que acredito carregar com ele o verdadeiro sentido de Cristo, que diz em homilia, inúmeras vezes:
"O verdadeiro pilar da Igreja sustenta-se em duas grandes bases, que sem elas, toda a Igreja ruirá. A oração e as boas acções, constituem o ÚNICO caminho até Deus."
![]() |
The Child - Autoria de Steve Mccurry |
E em segundo, vivei, vivei muito, na alegria de Deus, ao ver um sorriso duma criança perante uma vossa boa acção. Vivei ao ajudar o irmão que vos magoou, vivei ao orar a Deus, em qualquer hora, em qualquer situação.
Vivei, e irão ver ...
A VIDA.
Um bem haja a todos que espalham a verdadeira mensagem de Cristo sem se deixarem iludir pelo poder, ganância e fortuna, e rezo para que Deus não me permita que eu caia no mesmo, assim como todos vós.
ÁMEN
Que o Senhor nos dê muito, mas nos conceda a graça de sabermos viver com pouco. Que a cada dia Ele Se digne dar-nos o muito que nos falta e nos retire o muito que nos sobra.
ResponderEliminarP.V.
Concordo plenamente P.V...
EliminarHá tanta coisa neste mundo que não precisamos, e tanto do "outro" que nos faz falta!!
Muito obrigada, de coração por comentar este blog =)