sábado, 7 de setembro de 2013

Vigília pela Síria_R de Respeito


Sem respeito nenhum povo é exultado. Sem respeito, somos tão pouco Seres Humanos, porque nascemos com a genética de respeitar tudo aquilo que nos rodeia.
Sem respeito, o mundo torna-se numa completa anarquia. O individualismo cresce, as más intenções proliferam e o egoísmo torna-se imperador.
Sem respeito não há vida.

E é isso que estamos a assistir neste mundo do século XXI; Países sem respeito por si mesmo, matando o seu próprio povo, países sem respeito pelas organizações ao qual estão inseridos, países sem respeito pelos outros países, e acima de tudo, países que não respeitam simplesmente o Ser Humano.

Juntando a todos esses agravantes está a falta de respeito por Deus. Mesmo quando um Ser Humano torna-se isento de qualquer crença "sobrenatural", sabe que corta com os seus próprios laços, quando perde o respeito por si, pelo próximo e pelo mundo. Sabe que quando perde o amor, perde o respeito ao Ser Humano. E o que é o amor senão a manifestação máxima de Deus?
Sendo assim, nesta minha terceira hora de vigia, peço que Deus aumente o nosso respeito pelo Ser Humano, que tenhamos consciência que a Humanidade é uma única e grande família (parafraseando Papa Francisco I). Peço a Deus que os países tenham respeito pelos outros e se deiam ao respeito de pensar que tem vidas nas suas mãos. Que têm mães, pais, avôs, filhos da nação que anseiam pela protecção, respeito e justiça. Sabemos que a Síria não é um país modelo, mas injectar violência para trazer a paz nunca será uma ideia frutífera.

Peço a Deus que tenha misericórdia de nós, e nos livre do grande individualismo e egoísmo em que hoje vivemos. Que saibamos estar com o coração aberto para estes irmãos que sofrem.
Ainda que não conheçamos o rosto deste povo, imaginámos a sua dor, e como cristãos, é nosso dever, é nossa obrigação, proclamar e ora pelas suas vidas.

Um bem haja e termino este post com a oração mais poderosa do mundo:

Pai Nosso que estais no Céu,
Santificado seja o Vosso Nome
Seja feita a Vossa Vontade
Assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje
Perdoai-nos as nossas ofensas
Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido
E não nos deixais cair em tentação
Mas livrai-nos do mal,

Amén

Sem comentários:

Enviar um comentário